Documentário sobre o Maestro Alves Rossatto está disponível na plataforma YouTube

Figura pública da cena musical e cultural de Bento Gonçalves, o Maestro Alves Rossatto continua encantando gerações. Com uma vida dedicada totalmente à música, sua jornada iniciou-se com o grupo “Alves e seu Conjunto” e depois seguiu com as bandas Santa Cecília de Faria Lemos, Banda Furiosa, Bentalves do Barracão, Banda Marcial do Aparecida, Mariaalves de Pinto Bandeira e a Banda Municipal de Bento Gonçalves.

Agora, essa vida intensa está retratada no documentário, dirigido por Luiz Alberto Caprara, intitulado O Maestro – A História de Alves Rossatto, lançado no dia 30 de maio na plataforma YouTube, data que também marcou o aniversário de 84 anos do musicista. Na tela, Rossatto deixa sua memória se expressar: “privilegiamos o relato próprio. Sua voz e recordações são testemunhas de um tempo ainda presente na memória afetiva das pessoas. São fatos dos anos 60, 70 e da atualidade que se misturam e revelam um homem dedicado à arte da música. Apesar de ter conhecimento sobre solfejo que aprendeu com o Maestro Fritolli, de regência e arranjos de quando serviu no Batalhão, sua maior paixão é a gaita”, destaca Caprara.

Deste novelo de histórias, resultaram mais de 10 horas de decupagens até se chegar à edição final. O processo de construção da história do Maestro Alves também passou por pesquisas em vídeos antigos: “queríamos detalhes de sua relação com a música e muitas não foram possíveis utilizar devido a baixa qualidade do material e outras foram necessárias passar por um processo de digitalização”.

O Secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes e do Conselho Municipal de Política Cultural, Evandro Soares ressalta o empreendimento de registrar e salvaguardar a história de personagens de Bento Gonçalves: “o audiovisual é um dos melhores meios de podermos reconstruir a vida cultural do município. Por meio de pessoas como o Maestro Alves, podemos notar sua contribuição e colaboração para o desenvolvimento do cenário cultural de Bento Gonçalves”.

Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, “O Maestro – A História de Alves Rossatto” contou com Altemir Seibel na produção e pode ser acessado por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=yIRtA-mYvjM

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Divulgação