Dia Regional do Suco de Uva é lançado em Bento

O primeiro domingo do mês de março oficialmente será marcado como o Dia Regional do Suco de Uva. O lançamento da comemoração foi realizado nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, em encontro na Embrapa Uva e Vinho. O dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da cadeia vitivinícola foi proposto pelo vereador de Bento Gonçalves, Edson Biasi. O evento é uma realização da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Embrapa Uva e Vinho.

O Projeto já está no calendário oficial de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Garibaldi. “Estamos marcando história, valorizando o nosso principal produto que é o suco de uva. Agradeço todos que abraçaram este projeto, desde o Secretário de Turismo, Rodrigo, Prefeito, Vereadores, Ibravin, Embrapa. O suco é um produto nosso da nossa região e que a cada dia ganha mais espaço na vida das pessoas. Temos que comemorar e fazer com que mais Municípios se agreguem a este projeto” destaca o Vereador, Edson Biasi.

Segundo dados publicados pela pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em 2017 foram vendidos 107,1 milhões de litros da bebida, ou seja, houve um aumento de 30,98%.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando Protas agradeceu “pela percepção do Vereador da importância e o significado da cadeia vitivinícola no momento que descobriu a beleza, riqueza e complexidade da pesquisa que tem por trás de tudo isso e realmente levantou uma bandeira oportuna e que despertou nossa sensibilidade, reconhecimento e gratidão”, disse.

Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção, é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia resultando num aprimoramento da cadeia produtiva da uva.

O Prefeito Guilherme Pasin salientou que é um “projeto que emana do povo, porque emana da casa legislativa. O dia do vinho já é uma constante para todos nós com uma programação consolidada. E hoje temos o objetivo de sairmos daqui aplicando em nossos Municípios a comemoração regional do Suco de Uva. Este momento modifica a condição de vida do nosso agricultor, apresenta oportunidades de novos negócios, aplaude nossa região e cria mais uma etiqueta de qualidade e bem viver”.

O Prefeito encerrou sua fala convocando todos para um brinde em prol do suco de uva. “Um brinde a esse produto que nos une, e se faz mais do que importante porque é algo nosso. Um brinde ao Dia regional do Suco de uva”, finalizou.

Estiveram presentes os Prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e Monte Belo do Sul, Adenir Dallé. Além de vereadores, secretários, produtores e autoridades de Bento e região é alunos do Colégio Bom Retiro.

No evento ainda foi abordada a Evolução mercadológica e produtiva do suco. A biomédica Caroline Dani destacou os Benefícios do suco de uva para uma vida saudável e os pesquisadores Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, sobre novas cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho. E encerrou com a degustação das variedades do produto produzidas pela Embrapa Uva e Vinho.

Suco de uva na merenda escolar

Em Bento Gonçalves o suco de uva já é alimento obrigatório na merenda escolar, e regulamentado por Lei 3.810/2005. O assunto foi abordado no evento pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Renata Geremia. São servidas em média 324.100 refeições mês, para 10.432 anos das 44 escolas do Município. Além disso 100% do valor investido na merenda escolar é destinado para agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: José Martim Estefanon