DetranRS adota medidas para reduzir risco nos exames durante a bandeira preta

Com o Estado em bandeira preta, o DetranRS adotou uma série de medidas para conter o avanço da pandemia, mantendo o atendimento mínimo à população, especialmente às pessoas que precisam da CNH para trabalhar. Evitando aglomerações nos locais de prova e reduzindo o número de contatos pessoais dos examinadores, foi preciso suspender as provas teóricas e reduzir o número de vagas para exames práticos em 50%. A Autarquia recomenda, nesse cenário de alerta máximo, que os candidatos adiem a procura pelo serviço se não for absolutamente necessário.

“O prazo para conclusão do processo habilitação está interrompido, portanto, não há prejuízo para o candidato que adiar a realização do exame. Estamos em um momento excepcional, com novas cepas do vírus, alto risco de contágio e colapso do sistema de saúde. Precisamos manter esse serviço essencial, mas reforçando as medidas de segurança para proteger a saúde de servidores, instrutores e candidatos”, alerta o chefe da Divisão de Exames Gelson Benatti.

Como o serviço é considerado essencial, sendo o DetranRS classificado como segurança pública, os exames serão mantidos, mas com suspensão dos teóricos devido à aglomeração em espaços fechados e redução das vagas para práticos. A determinação do DetranRS é para uma redução de 50% dos exames na bandeira preta em relação à bandeira vermelha, pelo menos até 19 de março, ou seja, de 11 mil vagas semanais, passa a 5,5 mil semanais. Os exames serão intercalados: uma semana categorias A e B (moto e carro), e na seguinte, caminhões e ônibus (C, D e E).

Com relação às provas teóricas, o DetranRS suspendeu a aplicação em salas, mas o serviço continua nos CFCs que aplicam exames remotos, com o acompanhamento online dos examinadores do DetranRS. Hoje, 30 CFCs já aplicam esse serviço, e há previsão de mais 30 na semana que vem, acrescentando novos CFCs a cada quinzena.

Provas agendadas

As agendas de exames teóricos e práticos serão reavaliadas diariamente, podendo ocorrer eventuais cancelamentos. Não é possível ter previsibilidade a longo prazo, por isso, candidatos com exames agendados e que não tomarem a iniciativa de adiá-los, deverão entrar em contato com o Centro de Formação de Condutores na data marcada para a prova, antes de se deslocar ao local de exame, para confirmar sua realização.

Provas canceladas

Quem não conseguir realizar prova por cancelamento do DetranRS deverá solicitar ao seu CFC um novo agendamento, sem necessidade de pagamento de nova taxa. Mas, sempre que possível, aguardar a saída da sua região da bandeira preta.

Atendimento ao cidadão

Outras informações podem ser obtidas diretamente com os Centros de Formação de Condutores ou por meio dos canais de atendimento oficiais do DetranRS.

Disque-DetranRS: para esclarecer dúvidas gerais pelo telefone 0800-905-555, das 8h às 20h.

Chat online: também esclarece dúvidas, das 8h às 18h, via site detran.rs.gov.br. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e começar o bate-papo.

Fale Conosco: para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado em detran.rs.gov.br/menu-fale-conosco.

Ouvidoria: para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal, o atendimento é em detran.rs.gov.br/ouvidoria.

 

Fonte: Governo do Estado