Depois da chuva, frio deve voltar no final de semana

Depois de vários dias ensolarados, o tempo deve mudar ao longo desta segunda-feira, dia 21, em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Uma frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul. O sistema ganha força nesta terça-feira, dia 1º, para quando estão previstas pancadas de chuva em praticamente todo o estado. Os volumes de precipitação, de acordo com o Climatempo, variam dependendo da região, e, o próximo final de semana, deve ser frio.

Em Bento Gonçalves, a chuva deve marcar presença na quarta-feira, dia 2, e na quinta-feira, dia 3. Nos dois dias, a precipitação deve ser, no total, de  cerca de 20mm.  Na sexta-feira, dia 4, de acordo com o que prevê a meteorologia, é o momento de voltar a tirar as roupas mais pesadas do armário. Na data, há previsão de formação de geada para a Capital do Vinho.No final se semana, as mínimas sobem um  pouco, ficando entre 7ºC e 9ºC, quando não há previsão de formação de geada na Capital do Vinho.

Na metade Sul do estado são esperados volumes que podem ultrapassar os 20 milímetros, permitindo uma recuperação dos níveis de umidade do solo. Apesar de inviabilizar os trabalhos de preparo do solo, essa elevação na umidade vai ser benéfica, já que após a passagem desse sistema o solo estará em melhores condições de manuseio. As temperaturas mínimas devem ficar baixas. As chuvas também chegam em boa hora para a cultura do trigo, que vem sentindo os efeitos negativos do déficit hídrico acentuado ocorrido durante o mês de julho. Segundo os modelos de previsão, agosto está se mostrando com chuvas dentro da média.

Com informações do Palácio Piratini/Climatempo