Cresce a quantidade de drogas apreendidas pela BM nos últimos anos

O enfrentamento diário de efetivos da Brigada Militar no combate ao tráfico de drogas no Rio Grande do Sul vem apresentando resultados positivos ao longo de 2020. Somente no primeiro semestre deste ano, os números de apreensões de materiais ilícitos representaram 59% de todo o montante confiscado em 2019. Os dados, reproduzidos pelo setor de Estatística e Registro Operacional da BM, ainda comprovam este aumento na evolução por períodos (ano a ano) e também em categorias específicas – cocaína, maconha e crack.

A partir do trabalho de inteligência policial, integração com outros órgãos e operações pontuais baseadas na análise criminal, a Corporação tem tido êxito na desarticulação de associações criminosas em diversos municípios. Outro fator que contribui para o aumento de apreensões, é a ênfase de fiscalização e ações em rodovias estaduais, especialmente pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar e nas áreas fronteiriças pelos Batalhões de Fronteira. A soma dessas ofensivas, portanto, está resultando no recolhimento de grande quantidade desses produtos ilegais.

O crescimento contínuo de apreensão total teve início em 2017, com aumento de 36% em relação a 2016. Em 2018 os números voltaram a subir – 18%. Já em 2019, período com a maior quantidade de drogas apreendidas até aqui (11 toneladas), a evolução foi de 145% se comparado aos 12 meses anteriores. Agora em 2020, em apenas um semestre, a Brigada Militar já superou os anos de 2016, 2017 e 2018, e se encaminha também para alcançar registros superiores aos de 2019.

 

Fonte e Foto: Brigada Militar