Cotiporã em clima de Safra da Uva

Cotiporã é bordada por parreiras e reconhecida em todo Estado do Rio Grande do Sul pela qualidade de suas uvas. A colheita da fruta no município iniciou em novembro de 2020 e deverá seguir até março de 2021, sendo que nesta safra, estima-se colher aproximadamente 25 milhões de quilos de uva.

Com variedades de consumo in natura, comuns e viníferas, atualmente, mais de 350 famílias cotiporanenses trabalham com a produção de uva em aproximadamente 1.200 hectares.

Nesta semana, o Prefeito Municipal Ivelton Mateus Zardo e a Vice-Prefeita Lenita Zanovello Tomazi visitaram e acompanharam a safra da uva em duas propriedades cotiporanenses:

 Propriedade de Ivani Faccin Lazzarini e família | Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Morro do Céu: Juntamente com os filhos Maicon e Mateus Lazzarini, a cotiporanense Ivani cultiva em oito hectares, as variedades Niágara Rosa, Niágara Branca, Isabel Comum e Precoce, BRS Magna, Violeta e Carmen, Rúbia e Seibel. A família estima colher nesta safra mais de 280 mil quilos da fruta, a qual será comercializada in natura e para produção de suco em comércio regional, estadual e nacional.

– Propriedade de Irani de Oliveira e família | Comunidade de São Casemiro: Possuindo aproximadamente cinco hectares para cultivo da fruta, a propriedade da família Oliveira destaca-se pela produção das uvas de mesa, com as variedades Benitaka, Núbia, Rainha Itália e Brasil. As uvas de mesa são cultivadas em 0,6 hectares e uvas comuns em quatro hectares. O cotiporanense Irani, juntamente com a esposa Morgana e o filho Gabriel, estima colher nesta safra, 12 mil quilos das variedades citadas.

O Prefeito Ivelton e a Vice Lenita agradecem aos produtores pelo convite e pela calorosa recepção, parabenizando todas as famílias cotiporanenses pelo trabalho em união, amor e cuidado dedicados para a produção da fruta.

A visita ainda contou com a presença do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Ivaldo Wearich, Chefe do Setor de Agricultura, Valdirene Gobbi, Presidente do STR, Mércia Fugali e Chefe do Escritório da EMATER, Jéssica Zalamena.

Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã