Conheça os finalistas do Prêmio Salão Design 2022

103 projetos passaram para a etapa de avalição estético-criativa

A principal premiação brasileira de design de mobiliário já tem sua lista de finalistas: dos 562 projetos inscritos em cinco desafios temáticos, 103 foram aprovados para a última etapa de avaliação. Agora, estudantes e designers profissionais devem se preparar para enviar os produtos e aguardar a avaliação do grupo de jurados estético-criativos, que ocorrerá em janeiro de 2022. Os vencedores da 24ª edição do Prêmio Salão Design serão anunciados no dia 01 de fevereiro e a grande mostra de premiados durante a Movelsul Brasil, que ocorrerá de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bentos Gonçalves (RS).

QUEM SÃO OS JURADOS

O primeiro grupo de jurados analisou de forma remota requisitos técnicos e funcionais como a segurança, os materiais, a viabilidade produtiva, sustentabilidade, entre outros. Os especialistas desta edição foram Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Já a etapa estético-criativa, que ocorrerá presencialmente em Bento Gonçalves, terá o olhar de Adélia Borges, crítica, historiadora de design e curadora independente; e os designers Fernando Mendes, Freddy Van Camp e Paulo Biacchi. Para completar o time, estreia a jornalista especializada em design e arquitetura Thaís Lauton, da revista Casa e Jardim.

DESAFIOS E PREMIAÇÃO

O Prêmio Salão Design foi dividido em cinco categorias: Espaços em Transformação; Identidade Brasileira 2022; Uso de Painel; Tecnologia Embutida e Experiências Positivas. Além das premiações em dinheiro, que totalizam R$ 40 mil, serão entregues os troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto inscrito por estudante) e ‘Madeiras Alternativas’ (parceria com o Serviço Florestal Brasileiro para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável). Essa, além do troféu especial, inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

NOSSA HISTÓRIA TEM DESIGN

Desde 1988, o Prêmio Salão Design já soma mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. Com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil, a 24ª edição recebeu inscrições de 12 países – entre eles, Uruguai, Espanha, México, Argentina e Reino Unido.

CONHEÇA OS FINALISTAS

Para conferir todos os projetos finalistas, acesse aqui.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindmóveis

(RM)