Confecção de máscaras para a população segue intensa em Bento

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com a Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi, iniciou nesta semana uma força-tarefa para a confecção de máscaras caseiras que serão distribuídas gratuitamente para a população, como forma de prevenção ao contágio do novo Coronavírus.

Inicialmente, as responsáveis pela confecção eram 20 costureiras voluntárias, sendo dessas, cinco apenadas do regime fechado da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Nesta quinta-feira, 16, novos voluntários passaram a auxiliar na confecção. São eles: servidores da SEDES, por meio do Programa Acessuas Trabalho, e das secretarias de Educação e Turismo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também é parceiro do projeto, disponibilizando professores, maquinário e equipamentos para a produção dos equipamentos de proteção.

As máscaras serão distribuídas para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS’s) e para a comunidade em geral em blitzes orientativas que serão realizadas pela Secretaria de Segurança.

A SEDES está investindo na compra do material utilizado na produção (TNT, linha e elástico), bem como tem recebido doações. A estimativa é que em uma primeira remessa, cerca de 1.400 unidades sejam distribuídas.

Os interessados em contribuir com os materiais devem entrar em contato pelo telefone (54) 3055-7337.

Uso massivo de máscaras

De acordo com o Decreto Municipal nº 10.506, publicado nesta quinta-feira, 16, fica estabelecido o uso massivo de máscaras, como meio de reduzir a transmissão e contágio comunitário do Coronavírus (COVID-19).

As pessoas devem utilizar obrigatoriamente a máscara ao usar táxi ou transporte compartilhado de passageiros; no acesso a todos os estabelecimentos considerados como essenciais, comercias, industriais e de prestação de serviço, que possam gerar aglomeração de pessoas; e no desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Divulgação/SEDES