Comércio de Bento divulga pesquisa com índice de satisfação do cliente

Num cenário em que o e-commerce cresce e até as redes sociais acabam se tornando instrumento para oferta e venda de produtos, o comércio tradicional precisa estar atento para garantir que o consumidor não o abandone – e, principalmente, escolha seu estabelecimento para o momento de investir em compras. O atendimento ainda é um diferencial nesse mercado competitivo e, com certeza, fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontou que o índice de satisfação do cliente com o atendimento no varejo de Bento Gonçalves, atingiu, em média, 50% de satisfação. São indicadores que revelam uma oportunidade de melhora para o setor, já que muitas vezes o cliente acaba não dando esse feedback ao lojista e simplesmente para de frequentar o estabelecimento. “O cliente não reclama, ele troca de loja e procura outra que lhe oferece uma experiência mais satisfatória e adequada às suas expectativas”, observa o presidente da CDL, Marcos Carbone.

“Temos que aproveitar quando o consumidor mostra o que podemos melhorar, afinal, esse é o propósito de um comércio: atender bem o cliente”, continua.

Dados como os apresentados também acabam se tornando uma ferramenta poderosa para a própria CDL-BG direcionar futuros cursos em qualificação e treinamento a fim de aperfeiçoar todos os processos que envolvem o comércio – preços, juros, organização da loja, layout, vitrine, atendimento, etc. “A CDL tem oferecido uma série de serviços aos associados para o crescimento, agregando competitividade nos negócios. No ano passado, a procura por cursos dobrou, o que demonstra a preocupação do lojista em busca do aperfeiçoamento. Temos sempre que perseguir a excelência na nossa atuação”, diz Carbone.

Os números da pesquisa fazem parte do trabalho de conclusão de curso de Larissa Signor, ex-acadêmica de Administração no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi/UCS), que recebeu o título de “A Imagem e a Satisfação dos Consumidores no Comércio de Vestuário e Calçados na Cidade de Bento Gonçalves”. O estudo foi aplicado para cerca de 300 entrevistados, de todas as faixas etárias, de ambos os sexos.

Fonte: Exata Comunicação