Comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos vem da Ásia, América e Europa

Há 25 anos, a Avaliação Nacional de Vinhos compartilha na taça a representatividade de cada safra. São quase mil pessoas entre público e comentaristas convidados. Este ano, o desafio de comentar cada uma das 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos caberá a um grupo formado por personalidades ligadas ao mundo do vinho que vêm dos continentes asiático, americano e europeu. O grande encontro será dia 23 de setembro, a partir das 8h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

São enólogos, sommeliers, jornalistas, médico cardiologista, chef de cozinha e turismóloga, totalizando 15 convidados provenientes da Argentina, Brasil, Itália, Japão e Uruguai. O 16º comentarista será sorteado entre o público. Cada convidado degustará as amostras às cegas e compartilhará suas impressões com o público. Com as considerações dos comentaristas, o evento ganha um caráter lúdico e educativo, pois o público poderá fazer sua própria análise e comparar suas impressões com as de especialistas no assunto.

“A maior prova de que o vinho aproxima as pessoas é a Avaliação Nacional de Vinhos. Com a Avaliação, reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, atraímos apreciadores que atravessam o Brasil e até oceanos para degustar a qualidade do vinho brasileiro. É o grande momento dos vinhos do Brasil”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora, enólogo Edegar Scortegagna. “São quase mil pessoas, degustando ao mesmo tempo a mesma amostra em total silêncio, atentas às sensações despertadas pelo vinho. Um espetáculo que comemora Bodas de Prata”, comemora Scortegagna.

O painel de comentaristas, composto pela ABE, se renova a cada ano, com o objetivo de atrair novos profissionais ao evento e envolver o público na cultura milenar do vinho. “Convidamos personalidades de diferentes áreas, mas todas apreciadoras de vinho que possam compartilhar suas experiências e impressões em torno da bebida, auxiliando a ABE no trabalho de despertar ainda mais o interesse dos participantes pelo vinho brasileiro”, conclui o presidente.

COMENTARISTAS CONFIRMADOS
1. Junko Iwamoto – Jornalista Master of Wine (Japão)
2. Maria Regina Flores – Enóloga e degustadora da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos (Brasil)
3. Márcia Monteiro – Jornalista e roteirista da Globo (Brasil)
4. Protásio Lemos da Luz – Médico Cardiologista (Brasil)
5. Álvaro Cezar Galvão – Blogueiro (Brasil)
6. Giuseppina Paola Parpinello – Enóloga e pesquisador da Universidade da Bologna. Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentação e Agricultura (Itália)
7. Danio Braga – Chef de cozinha e sommelier (Brasil)
8. Flávio Zílio – Enólogo do Ano 2016 (Brasil)
9. Daniel Scola – Jornalista da Rádio Gaúcha (Brasil)
10. José Lez – Vice-presidente da União Internacional dos Enólogos (Uruguai)
11. Cecília Aldaz – Sommelier e apresentadora do programa ‘Um brinde ao vinho’ na Globo Sat Play (Argentina)
12. Paulo Brammer – Somemlier do Eno Cultura (Brasil)
13. Ivane Fávero – Vice-presidente para a América Latina da Associação Internacional de Enoturismo (Brasil)

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Degustação/Comentários
11h – Intervalo
11h30min – Entrega de Troféus VITIS
12h – Degustação/Comentários
13h – Prova de Espumantes
13h30min – Almoço
16h30min – Encerramento

Foto: Jeferson Soldi

Fonte: Conceitocom Brasil