Com foco na prevenção à pandemia, governo lança Operação RS Verão Total 2020/2021

Com ações direcionadas à segurança dos gaúchos durante o veraneio, o governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (17/12) a Operação RS Verão Total 2020/2021. Além de garantir salva-vidas, reforço de policiais, fiscalização nas estradas, monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos em balneários e praias, entre outros serviços, o foco desta edição é a prevenção à Covid-19.

Justamente por causa da pandemia, a tradicional cerimônia de abertura da operação, no litoral, foi cancelada. Ainda assim, neste sábado, 19 de dezembro, o governo inicia o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho, norte e sul, além de águas doces, que se encerra em 28 de fevereiro.

Na Segurança Pública, 3,4 mil servidores das cinco instituições vinculadas irão reforçar as praias, balneários e águas internas do Estado no período da Operação RS Verão Total 2020/21. Para garantir a segurança dos veranistas e reforçar as ações de combate à Covid-19, 1.302 policiais militares, 1.040 bombeiros e guarda-vidas civis temporários, 978 policiais civis, 78 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP e 24 servidores do DetranRS estarão no litoral a partir deste sábado (19/12). O Corpo de Bombeiros Militar conta ainda com 15 quadriciclos e 14 motos-aquáticas para ampliar o atendimento nas 242 guaritas espalhadas por todo o litoral (212 Litoral Norte, 30 litoral sul e 50 postos de salvamento nas águas internas).

O IGP terá Postos de Identificação nas cidades de Osório, Tramandaí, Torres e na Praia do Cassino; um Posto de Criminalística em Capão da Canoa e um Posto Médico-legal em Osório, com objetivo de acelerar os laudos periciais realizados durante a operação e confeccionar carteiras de identidade (nas modalidades expressa e convencional). Polícia Civil, Brigada Militar e Detran RS atuarão em ações de fiscalização, com a Balada Segura e na conscientização da população no enfrentamento a pandemia. A presença da Brigada na orla das praias será ampliada, por meio de seis bases móveis comunitárias que estão sendo instaladas em Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí e Cidreira, com ações de reforço na fiscalização dos protocolos sanitários.

Para marcar o lançamento, o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena a Operação RS Verão Total, e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, divulgaram um vídeo, reforçando a importância que todos têm para que a temporada seja tranquila, e não motivo de preocupação à população.

“Gaúchas e gaúchos, a temporada de veraneio que está chegando será muito diferente, diante da pandemia que estamos vivendo. Por isso, o governo do Estado decidiu intensificar ações para que todos possam ter um verão mais seguro, seja no litoral, nas praias de água doce, nas estradas, enfim, onde os cidadãos gaúchos e os turistas que nos visitam estiverem”, afirma o governador.

Junto à Operação RS Verão Total, o governo também lança nesta quinta (17) a campanha #TeCuidaRSnoVerão, que é um desdobramento do #TeCuidaRS voltada especificamente à conscientização a respeito dos protocolos sanitários que os veranistas devem seguir.

“O nosso foco é garantir a prestação de serviços para a população nas praias. Vamos redobrar a atenção com as medidas sanitárias, para que os cidadãos respeitem os protocolos que, afinal, são para segurança e proteção de todos”, destaca Ranolfo.

Entre as medidas da Operação RS Verão Total estão a antecipação para este ano de R$ 6 milhões para reforçar o enfrentamento à Covid-19 em 46 municípios dos litorais norte e sul, da Serra e da Fronteira, que terão aumento de fluxo ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir o atendimento em unidades básicas de saúde, hospitais e Samu e de ações de prevenção ao contágio do coronavírus.

Há inúmeras outras ações, de todas as áreas do governo, para a segurança dos veranistas. No vídeo de lançamento, o governador, o vice e a secretária reforçam que o sucesso da operação não depende apenas do poder público.

“O nosso trabalho enquanto comunicação pública em meio a uma pandemia tem um sentido muito forte de prestação de serviço. É isso que estamos reforçando neste veraneio, por meio da campanha Te cuida RS no Verão. Nosso foco principal é na conscientização a respeito dos protocolos sanitários: o que pode, o que não pode, enfim, os cuidados que os veranistas precisam ter para garantir a segurança de si mesmos, de amigos, familiares e de todos”, afirmou a secretária Tânia.

O recado final é do governador: “Precisamos que vocês comprem essa ideia e adotem os cuidados necessários para evitarmos a proliferação do vírus, e para que passemos por esse veraneio com o mínimo de intercorrências: usem máscara, lavem as mãos, mantenham o distanciamento físico. É um esforço importante e necessário nesse momento atípico, para que possamos voltar a ter alguma normalidade em um futuro próximo”, destacou Leite.

Fonte e foto: Secretaria da Segurança Pública