Com 45 novos óbitos, RS se aproxima de 3 mil mortes por coronavírus

A pandemia por coronavírus já se espalhou por 97% do território gaúcho, provocando quase 3 mil mortes. Os dados constam no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira, que mostra que o sistema de monitoramento registrou 45 novos óbitos nas últimas 24 horas, totalizando 2.993 mortes desde o início da pandemia. Os novos óbitos ocorreram entre os dias 12 e 20 de agosto.

De ontem para hoje, também foram inseridos no painel 273 novos casos confirmados de coronavírus, chegando a 104.335 infectados no Estado. Há três dias, o Rio Grande do Sul foi o 15º estado a ultrapassar a marca de 100 mil casos.

Pelo segundo dia consecutivo, a SES informou que o volume de novos casos divulgados hoje é parcial, devido a uma “instabilidade em um dos sistemas de notificação”. Em uma publicação nas redes sociais, a pasta afirmou que “os registros de hoje são em sua maioria casos que estão ou estiveram hospitalizados e óbitos, registrados por um outro sistema”.

O índice de recuperados é de 92% dos casos confirmados, representando 95.499 pacientes. Os demais 5,8 mil contaminados seguem em isolamento social. A taxa de ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva do Estado, na tarde desta sexta-feira, é de 77,2%.

Porto Alegre permanece a frente sendo a cidade mais afetada pelo coronavírus. Segundo os dados estaduais, a metrópole já contabiliza 577 mortes pela doença – sendo 12 delas registradas nas últimas 24 horas – e mais de 11,2 mil casos confirmados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Capital tem na tarde de hoje 89,7% de ocupação dos leitos de UTI adulto.

Fonte: Jornal Correio do Povo