Certificado do Selo Sabor de Bento é entregue para mais três agroindústrias

O incentivo às agroindústrias familiares tem sido importante para pequenos produtores iniciarem seus negócios locais. Bento Gonçalves tem sido exemplo e se destacado nesse quesito, já que tem o maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, com um total de 39, qualificando o município com o status de Capital Gaúcha das Agroindústrias. Destas, três novas foram conhecidas e certificadas com o Selo Sabor de Bento na última sexta-feira, 10. São elas: Nona Gema Pães Coloniais, em São Pedro, Produtos Coloniais Cainelli, em Tuiuty e Produtos Coloniais Vale Aurora.

Estiveram presentes entregando os certificados o prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, o médico veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura, Cristiano Selbach e o chefe da Emater/Ascar de Bento Gonçalves, Thompson Didoné.

A produtora Cristiane Arsego Strapazzon, uma das proprietárias da Nona Gema Pães Coloniais, contou sobre a produção de pães, a marca registrada do negócio da família e a importância do Selo Sabor de Bento. A família, além de entregar os pães para alguns pequenos mercados do município, recebe em sua propriedade cerca de 500 turistas por semana. “O Selo Sabor de Bento é uma mão na roda pra nós, valoriza muito o nosso produto. Agradecemos por essa força, que agrega valor aos nossos pães. Quero aproveitar e convidar as pessoas que ainda não conhecem a receita da Nona Gema, para virem até nós e provarem nossos pães coloniais saindo quentinho do forno”.

A Produtos Coloniais Cainelli tem um leque amplo de produtos. A família se dedica produzindo capelleti, massas, pães, biscoitos, grostoli, cucas e tortas caseiras. A microempreendedora e uma das proprietárias da agroindústria, Cleciane Maria Cainelli, contou sobre a importância da agroindústria da família estar incluída no Selo Sabor de Bento. “Temos uma demanda muito boa de venda, e felizmente as pessoas compram, provam e voltam porque gostam bastante dos produtos. E o Selo Sabor de Bento com certeza ajuda bastante, porque passa ainda mais credibilidade e confiança para o cliente. Estamos muito felizes por mais essa conquista”.

Outra agroindústria que recebeu das mãos do Prefeito o certificado do selo Sabor de Bento, foi a Produtos Coloniais Vale Aurora. Kátia Spaganol, proprietária da agroindústria, comemorou pelo fato de também estar incluída com o selo municipal. “Vendemos muito para famílias e mercados e agora com esse selo teremos ainda mais credibilidade e com certeza vamos aumentar nossas vendas. É muito bom saber que podemos contar com o Prefeito. Outro destaque é que foi muito rápido para legalizar, e só tenho a agradecer”.

O Chefe da Emater/Ascar de Bento Gonçalves, comentou sobre o fato do município estar à frente no número de agroindústrias criadas e que seguem à risca todos os protocolos de higiene e segurança. “Tivemos mais três investimentos, três famílias que agrega valor a sua produção, e que de forma artesanal produzem seus produtos, sempre preservando as tradições da arte e culinária local, mas também observando toda legislação ambiental, com todas as exigências sanitárias que a legislação prevê. São investimentos simples, mas que atendem a todas as questões sanitários, colocando Bento como o município com o maior número de agroindústrias inclusas no programa estadual de agroindústrias familiares”.

O Secretário da Agricultura reforçou sobre o município ter um investimento forte nas agroindústrias familiares. “É uma grande alegria termos entregado mais três certificados do Selo Sabor de Bento, que já é muito r espeitado e almejado por pequenos produtores. Eu fico muito feliz por essas famílias terem conseguido conquistar mais esse importante espaço no mercado”.

O Prefeito também salientou sobre o município apoiar e incentivar cada vez mais as criações de pequenas agroindústrias. “Essa entrega dos certificados tem um simbolismo muito forte, porque uma vez mais, demonstra que temos uma comunidade engajada e muito criativa, buscando um espaço com seus pequenos negócios. É muito bacana ver essas agroindústrias nascerem com tanto amor e dedicação de quem quer oferecer sempre produtos de extrema qualidade. Parabenizo e desejo a todas muito sucesso e vida longa”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação

(RM)