Centro de Combate ao Covid-19 de Garibaldi tem novos horários de atendimento

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a partir do dia 1º de outubro, o atendimento do Centro de Combate ao Covid-19 (auditório do Pronto Atendimento Médico – PAM) será em horário diferenciado. De segunda a sexta-feira, o atendimento será das 8h às 20h e nos finais de semana, das 8h às 14h sem fechar ao meio dia. Após este horário, pacientes devem se dirigir ao PAM 24 horas para atendimento.

É importante lembrar que os pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento no horário de funcionamento do centro especializado, a fim de evitar a chance de contaminação no local onde circulam pacientes devido a diversas outras causas. Em casos de agravo dos sintomas, com o surgimento de desconforto respiratório, falta de ar, o paciente deve buscar atendimento imediato, seja no Centro de Combate ao Covid ou no PAM.

A mudança no horário deve-se à redução na demanda por atendimentos no local, especialmente nos finais de semana. Nos últimos dias, os atendimentos diários estão sendo de 25 pacientes, sendo que nos sábados e domingos, são cerca de 15 pacientes por dia. Em outros momentos, a média diária chegou a 50 atendimentos.

O Centro de Combate ao Covid-19 é um local determinado para a centralização do atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e falta de ar, reduzindo a possibilidade de disseminação do coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Como o espaço foi criado com esse propósito, é solicitado às pessoas com sintomas gripais que procurem atendimento no local. Mas, em casos de emergência, pacientes podem buscar atendimento no PAM 24 horas.

A SMS lembra a comunidade de não descuidar das principais medidas de combate ao coronavírus: o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização constante das mãos, com água e sabão e álcool em gel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Combate ao Covid-19: (54) 3462 8144.

Fonte: Prefeitura de Garibaldi

Fotos: Ana Biondo