Casa da Passagem atende de segunda-feira a domingo, das 19h às 7h em Bento

Desde 2019 a Casa de Passagem oferece, para pernoitar, acolhimento para pessoas adultas de ambos os sexos, em situação de rua, ou pessoas que por motivos diversos encontram-se numa situação de passagem pelo município (trecheiros, trabalhadores sazonais) sem espaço para ficar no período da noite e sem condições financeiras para tal.

Há duas formas de acesso ao serviço: por encaminhamento do Serviço de Abordagem Social – Seas, ofertado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas ou por busca espontânea do usuário.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Esportes e Assistência Social (SEDES), Simone Menegotto, “no inverno intensificamos a busca ativa dos que vivem em situação de rua e procuramos realizar o convencimento para busca do serviço. No local é disponibilizada alimentação, banho e vestuário”.

Com o contexto da pandemia foram tomadas medidas sanitárias de acordo com os decretos estadual e municipal. Dessa forma, o local que abrigava 23 pessoas adultas, reduziu o atendimento para 15. Também, é orientado o uso constante de máscara, de álcool em gel e aferição da temperatura no ingresso da Casa.

Simone ressalta que, “conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização, os moradores de rua fazem parte dos grupos prioritários. E quem não recebeu a vacina é encaminhado para realizá-la”.

O secretário da pasta, Eduardo Vírissimo, salienta que “a Casa de Passagem é um local de acolhimento. Ela tem esse caráter de oferecer uma proteção durante o período da noite atendendo as necessidades básicas de quem procura. Dessa forma, receberão atendimento social e, quando necessário, encaminhamento de saúde”.

Casa de Passagem
Rua Francisco Navarini, 136 – Bairro Maria Goretti
Horário de atendimento: 19h às 7h
Informações: (54) 3055.7337
CREAS: (54) 3055.7357

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: ASCOM/Arquivo/Divulgação