Campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher” inicia nesta quarta em Bento

Visando a prevenção e o engajamento da sociedade, a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Patrulha Maria da Penha e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizam a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A programação, que se estende até o dia 11 de dezembro contará com o ônibus Lilás do Departamento de Políticas para as mulheres.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Regina Zanetti, “a campanha é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. É preciso estar em constante trabalho no que tange à prevenção e o combate à violência contra a mulher. É uma realidade que precisa de uma rede que estimule os esforços de defesa contra essa barbaridade”.

A campanha tem um período simbólico que inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e passa pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Dessa forma a programação contará com lives com a Rede de Enfrentamento à violência contra Mulher e blitzes de conscientização.

Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.O serviço pode ser solicitado por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Confira programação: 

25/11- Abertura das atividades às 16h

Local: Rua Marechal Floriano

03/12- Live com a Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher – 20h

Participação: Capitã Estepanie Fagundes Gomes Carneiro (Comandante da Patrulha Maria da Penha)

Delegada Deise Salton Brancher Ruschel (DEAM)

Regina Zanetti (Coordenadora da Coordenadoria da Mulher / Centro Revivi)

Mediador:  Beatriz Peruffo (Presidente COMDIM)

Transmissão facebook/ comdim

04/12 – Blitz de Conscientização pelo fim da violência contra mulher- das 10:30 às 12h

Local: PRF

11/12- Evento ônibus Lilás- 13:30

Local: Rua Marechal Floriano

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura