Brigada intensifica policiamento com motocicletas em Bento Gonçalves

A finalidade da ROCAM é a abordagem em veículos, suspeitos, ocorrências de alta complexidades e apoio as outras unidades e também a de atuar nos centros comerciais e bancários

A Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas possibilita o deslocamento nos mais variados tipos de terreno e na transposição de obstáculos, rápidos retornos e adequação às situações emergenciais da profissão policial com alto grau de segurança.

Além das atividades próprias de policiamento ostensivo, o controle de distúrbios civis e o policiamento externo de eventos artísticos, desportivos e culturais.

O policial militar que pretende entrar para a ROCAM é submetido a uma avaliação rigorosa na condução de motocicleta, conhecimentos acerca do trabalho policial militar e entre outros conhecimentos.

Nas grandes cidades a complexidade do trânsito impacta na rapidez do atendimento. Nelas, também, a baixa velocidade de deslocamento, provocada pelo excesso de veículos favorece a ocorrência de delitos cujo modus operandi tem a motocicleta como meio de transporte.

Para prevenir estes eventos, a Polícia Militar criou o programa de policiamento com motocicletas que, com base na inteligência policial, é empregada principalmente nos grandes corredores de trânsito dos municípios mais populosos, bem como nas áreas de interesse de segurança pública dos municípios do Estado, segunda a análise e o estudo das variáveis indicadoras de criminalidade, informações obtidas junto à comunidade, de tal forma que reforce a sensação de segurança e otimize a ação preventiva.

Fonte: Brigada Militar