Bento tem mais de 1400 empresas criadas no primeiro semestre deste ano

Dado representa um aumento de 17,8% quando comparado ao mesmo período de 2021
Bento Gonçalves é uma cidade que se destaca pela veia empreendedora de seus cidadãos, que ano a ano tem investido cada vez mais em negócios próprios. A Sala do Empreendedor tem desenvolvido um trabalho diferenciado junto ao jovem empresário, que tem buscado o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no primeiro semestre deste ano foram abertas 1433 novas empresas no município, representando um aumento de 17,8%, quando comparado ao primeiro semestre de 2021, que teve 1216 inscrições municipais.

Atualmente o município tem um total de 20.860 empresas ativas. O processo de abertura de empresas inclui Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Limitada (LTDA) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e autônomos.

Um dos diferenciais para a rapidez na abertura de empresas são os processos digitais, que tem facilitado os trâmites, agilizando ainda mais os trabalhos. A coordenadora da Sala do Empreendedor, Paola Sartor, destaca sobre a agilidade do processo de abertura de empresas.

“O crescimento significativo se deu devido às medidas de desburocratização da obtenção de alvará municipal, bem como à implantação dos processos cem por cento digital e a reestruturação da Sala do Empreendedor. Na Sala do Empreendedor você encontra servidores prontos para auxiliar desde a abertura do MEI até a finalização do alvará municipal, ainda contamos com o serviço de consultoria do SEBRAE”.

Paola salienta ainda que “além do serviço presencial é possível realizar a inscrição municipal através do próprio celular/computador e tirar suas dúvidas por e-mail, pelo telefone fixo, e também pelo celular da sala do empreendedor.”

Esse saldo positivo de 217 empresas é celebrado pela secretária de Desenvolvimento econômico, Milena Bassani.

“Esse saldo positivo evidencia a veia empreendedora da nossa comunidade. Bento é uma cidade voltada para o empreendedorismo, e o fato de ter esse número de inscrições quer dizer que cada vez mais as pessoas procuram se formalizar justamente para realizar suas atividades de forma correta, e isso é muito bom para o município”.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sala do Empreendedor

Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 3
Atendimento: 8h às 17h (sem fechar ao meio dia)
(54) 3055-7032
[email protected]
[email protected]á.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Divulgação