Bento: SMED preparada para retorno da Educação Infantil Municipal no dia 14

Na próxima segunda-feira, 14, as Escolas Infantis da Rede Municipal retornam as aulas. O retorno é facultativo e deve ser realizado com 50% dos alunos. O reinício depende da classificação da região da Serra no Distanciamento Controlado.

A Secretaria de Educação já se prepara há meses para a retomada do ano letivo. Todas as escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos prontos para este retorno das aulas há meses, nossos profissionais estão capacitados e os planos de segurança aprovados pelo Coe-E. Além disso, adquirimos EPIs, que serão utilizados pelos profissionais”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).

Será realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.

O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas municipais – professores, diretores, funcionários – o que será realizado antes do retorno das aulas. Neste fim de semana, a Secretaria da Saúde irá realizar a testagem dos funcionário. Serão cerca de  530 profissionais testados, de 21 escolas. Se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento.

Horas aulas

Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas online. Para isso, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores, não tendo sobrecarga nas atividades e mantendo o conteúdo para os estudantes. Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.

EPIs
Foram comprados EPI’s através de licitação, termômetros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas.

Capacitações

Dia 28 de agosto: capacitação com merendeiras e higienizadoras da Rede Municipal de Ensino. O evento virtual visou orientar as profissionais sobre o protocolo sanitário de uma possível volta às aulas.

Dessa forma, foi apresenta a legislação, bem como, a condução de ações como a higienização dos alimentos quando chega à escola, a questão do uso do refeitório ou não, de como servir o alimento, os cuidados com os Equipamentos de Proteções Individuais (EPIs).

Dia 24 de agosto a 3 de setembro: realizado o Seminário de Educação que aborda diversos assuntos como os cuidados em relação à saúde física e emocional de quem ensina, a relação da família com a escola e como se reinventar neste momento da pandemia. Visando a abordagem integral da educação. Atividades seguem até sexta-feira, 04.

Dia 10, 11, 12,14 e 17 de agosto: “Um Olhar para o Cuidado” – Professores Educação Infantil.

Dia 30 de julho: Katiane da Silveira – Psicopedagoga “Humanização no Espaço escolar”.

Dia 24 e 26 de junho: Psicóloga Bianca Stock “Escuta docente: partilha e estratégias, por escolas vivas em tempo de pandemia”.

De 14 de julho a 24 de agosto: Encontro com professores para adequar a flexibilização curricular 2020/2021.

Dias 08 de julho e, 02 de agosto: Encontro dos professores de Educação Física para compartilharem experiências das atividades remotas e avaliações.

Estão previsto para setembro: Encontros com psicólogas para Auxiliares de Educação Infantil, Professores dos anos finais, Ensino Médio e equipe diretivas.

Encontros circulares – JR – com equipes diretivas.

“Um Olhar para o Cuidado” – Professores Auxiliares de Educação Infantil

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: SMED