Bento: SMED adquire material educativo “Vamos Aprender”

A partir da semana que vem, quando os mais de 11 mil alunos voltarem às aulas pelo Ensino Remoto, o planejamento pedagógico das 44 escolas da Rede Municipal de Ensino irá contar com o material educativo do projeto Vamos Aprender. De caráter transversal e multidisciplinar, os programas televisivos contemplam todas as áreas do conhecimento que são abordados do Ensino Infantil ao Médio e serão disponibilizadas pela plataforma Educar Web e por WathsApp.

A Secretaria de Educação adquiriu o material de forma gratuita mediante o Termo de Adesão de ambas as partes: “é uma alegria muito grande contar com o projeto Vamos Aprender. Desde que o Ensino Remoto tornou-se o nosso meio de dar prosseguimento ao Cronograma Escolar, buscamos diferentes ações e atividades que possam contribuir para este processo de isolamento social e mitigar os efeitos da pandemia. E o Vamos Aprender traz para as equipes diretivas e professores programas televisivos que vão ampliar e auxiliar no conhecimento e a aprendizagem de nossos alunos”, ressalta a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

Os programas estão divididos em Educação Infantil, Anos Iniciais 1º a 3º ano, Anos Iniciais 4º ao 5º ano, Anos Finais do 6º ao 9º ano e Ensino Médio 1º e 3º anos. Os vídeos trazem diversos recursos visuais como animação, contação de histórias, teatro, música, entre outros, que promovem uma interação mais engajada entre o conteúdo e o aluno, sempre de forma leve, bem-humorada e comprometida com o conhecimento.

Ainda Iraci Luchese Vasques ressalta a iniciativa do projeto: “sem sombra de dúvida, nosso corpo docente e discente só tem a ganhar com o Vamos Aprender. Neste cenário emergencial é louvável que o projeto nos proporcione uma alternativa de atividade não presencial e colabore na construção de cidadãos com ética, respeito e responsabilidade”.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/Projeto Vamos Brincar