Bento Pet: evento para adoção de animais ocorreu na Via del Vino, em Bento

Ação integra a reestruturação do setor do bem-estar animal
Neste sábado (30), ocorreu na Via del Vino, o Bento Pet- venha adotar um novo amigo. A ação foi realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Gabinete da Primeira-dama e o Conselho Municipal do Bem-estar animal (COMBEA). O objetivo foi de apresentar os animais em adoção para conscientizar a população sobre a posse responsável.

Além da feira de adoção, teve ainda a entrega do Samu Pet para a comunidade.

O secretário-Adjunto da Saúde, Gilberto Júnior destacou sobre a importância do evento. “Hoje elaboramos a primeira feira da adoção, e estamos muito contentes com o resultado. Tivemos cerca de 30 animais adotados, o que representa muito para nós todos. Realizamos também arrecadação de ração, tampinhas e lacres, que será destinado para a causa animal, além da feirinha de produtos pet. Com isso podemos dizer que o município tem um novo olhar para a causa animal”, disse.

Para presidente do Conselho do Bem-estar animal (COMBEA), Daiane de Mattos o dia foi muito especial e positivo. “Feliz em ver o público abraçando a causa. A ajuda das escolas e do público fez o sucesso da ação. Além dos animais adotados, temos 5 cães especiais resgatados, que ainda aguardam adoção. Agradecimento a população, a todos que ajudaram. Faremos de hoje nosso primeiro encontro de muitos”.

A feira movimentou a comunidade, e ao longo de toda a manhã sorrisos e encantamento se transformaram em ato de amor.

Adoção responsável

Antes mesmo da feira iniciar, a jovem Milena Matea chegava com dois cãezinhos para deixar para adoção. “Eu sempre ajudei em ONGs, e quando me avisaram que tinha filhotes abandonados fui atrás para pegá-los e tentar dar um lar à eles. Hoje então estou ajudando trazendo eles para a feira, e torcendo para que tenham um novo lar”, destacou.

O ato de Milena foi apenas um, de inúmeros que fizeram a diferença para a ação.

Marisa Poli, que adotou um filhote de cão, comentou sobre o ato.“Eu não gosto de ver esses bichinhos na rua, por isso vim com a minha netinha que gosta muito de cachorrinho e resolvi adotar para fazer companhia para ela e darmos um lar à ele”.

Maria Goretti dos Santos se interou do evento através das redes sociais e também levou para casa um pet. “Eu já tenho um cão em casa, e resolvi adotar um aqui para ajudar na causa que é muito nobre e importante. Adotar é cuidar com amor e responsabilidade”.

Einsten da Silva passava pelo local com sua filha, e mesmo sem ter condições de adotar, deixou sua mensagem sobre a adoção responsável. “É muito importante porque todo ser vivo, seja ser humano ou animal precisa de um lar, carinho e afeto. Hoje não conseguirei adotar, mas diariamente passo os ensinamentos para a minha filha sobre o afeto e carinho que temos que ter com os animais. Essa é uma ação importantíssima e nos faz refletir muito sobre a importância da adoção”.

As casinhas para os pets

A comunidade terapêutica de Bento Gonçalves esteve participando da ação com a doação de casinhas para cães, um projeto realizado em conjunto com a Prefeitura, que ficaram disponíveis na feira e serão destinadas para animais, de famílias em vulnerabilidade.

Alexandre Mazieto é colaborador na comunidade e comentou sobre ter contribuído para  a construção das casinhas. “Nós fizemos as casinhas para estarem disponíveis no dia de hoje, e ver esse evento tão bonito acontecendo me enche de amor. É muito legal ter contribuído de alguma forma. Foi um trabalho em grupo, em que todos se empenharam pela causa”.

O Prefeito Diogo Siqueira também destacou sobre a ação. “É um trabalho muito bonito, e o que queremos em Bento é ser uma referência na causa animal. Estamos crescendo degrau a degrau, e um pouquinho por vez vamos fazendo um grande trabalho e seremos referência em todo o Brasil”.

Também foi apresentado para comunidade o veículo, SamuPet, que nas próximas semanas começará a ser utilizado para urgência e emergências com animais, tendo equipe especializada para atendimento. Nas próximas semanas será divulgada a forma de trabalho.

Campanha junto às escolas

Durante este mês também foram realizadas ações junto às escolas para conscientização. Uma campanha para arrecadação de tampinhas, lacres e ração foi lançada junto aos alunos, do 3º ano do fundamental da rede Municipal.

As escolas vencedoras foram conhecidas nesta manhã. São elas:

2º lugar: Escola Maria Zambom Benini (uma peça de teatro e brinquedos infláveis para uma tarde na escola)- 47,2 kg

2 º lugar: Escola Santa Helena(Show musical na escola)- 117,2 kg

1º lugar: Escola Vânia Mincarone (Um dia no Parque de Aventuras Gasper para turma vencedora)- 137,8 kg

O vice-prefeito Amarildo Lucatelli, vereador Ari Peliccioli, secretária de Educação, Adriane Zorzi, adjunta Adriana Razia, de Administração Matheus Barbosa, também estiveram no evento.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco