Bento Gonçalves celebra nesta quarta-feira, dia 11, 127 anos de emancipação política

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, Bento Gonçalves celebra 127 anos de emancipação política. Finalizando a programação da Semana do Município, haverá distribuição de bolo à comunidade a partir das 18h30min.

A programação conta ainda a partir das 20h,em frente à Prefeitura, com Missa Solene Campal da Região Pastoral de Bento Gonçalves celebrando os 300 anos de bênçãos da Nossa Senhora Aparecida e encerramento do Ano Mariano.

Após haverá uma procissão luminosa das flores, onde as pessoas carregarão velas acesas e distribuirão pétalas de flores. As crianças carregarão imagens da Nossa Senhora Aparecida. A procissão sai em frente à Prefeitura e segue em sentido à Paróquia Santo Antônio, passando pelas Ruas Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando à Via Del Vino, onde ocorrerá a benção final. Todos estão convidados a participar, portando uma vela e pétalas de flores.

Em caso de chuva, a Missa Solene Campal será realizada no Santuário Santo Antônio e a procissão será cancelada.

A realização da Semana de Bento é da Secretaria de Turismo com apoio do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).

História

Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do município de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Foto: Arquivo Difusora