Bento forma novos integrantes da melhor idade como Agentes da Natureza

Bento Gonçalves já conta com mil agentes da Natureza que têm a missão de preservar o meio onde vivem e atuarem como fiscais de transformação em sua comunidade. Mais 42 integrantes do Agentes da Natureza da Melhor Idade receberam a carteirinha que dão o direito e a responsabilidade de ser um cidadão que prima pelo equilíbrio ambiental. A solenidade de entrega ocorreu nesta quinta-feira, 17, no Salão Nobre da Prefeitura.

Dentro do programa, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, eles recebem capacitação teórica, participam de visitas técnicas, conhecendo melhor o caminho e a destinação dos resíduos no Município e incentivam as atitudes cotidianas positivas em relação ao meio ambiente, denunciando qualquer ato que não esteja de acordo com a ética ambiental.

O secretário titular da pasta, Claudiomiro Dias, destacou a responsabilidade assumida dos agentes a partir de agora. “É uma grande alegria que a Secretaria de Meio Ambiente irá contar com a parceria dos novos Agentes da natureza. Hoje, é preciso de pessoas empenhadas com o meio ambiente. Ele é tudo: é saúde, segurança, vida. Vocês estarão presentes ajudando na conscientização, na limpeza e no cuidado com a natureza que nos cerca e que nos acolhe”, destacou.

Os integrantes da Melhor Idade abrangem 23 grupos dos bairros Progresso, São Roque, Ouro Verde, Borgo, Cohab, Licorsul, Fenavinho, São Francisco, Cidade Alta, Santa Rita, Santo Antão, Santa Marta, Santa Helena, Fátima, Distrito de Tuiuty e Centro.

A técnica de enfermagem Ivete Trevisan, de 61 anos, ressalta que vai poder conscientizar a comunidade onde mora. “Agora vou poder chegar em Tuiuty e cobrar do meu povo. Cuidava deles na unidade de saúde, agora vou cuidar do meio ambiente para que a próxima geração também passe a preservar”, brincou.

Dona Maria Clorinda da Ré Fracalossi, também de 61 anos, reitera que a responsabilidade é grande. “A gente só tem a agradecer. A gente já fazia isso, de cuidar do meio ambiente, do lixo, mas ter a oportunidade de colaborar com o Município e dizer: sou uma agente da natureza é muito bom. Precisamos deixar um mundo melhor aos nossos filhos e netos”, cobra.

O prefeito Guilherme Pasin salientou que “o Meio Ambiente é de todos, e vocês precisam ser os nossos maiores auxiliares, nossos atores principais para que no futuro as gerações tenham o que vocês conhecem. É um processo pedagógico de ensinar a cuidar aquilo que nós temos. Por isso que os senhores e as senhoras são as peças fundamentais deste processo, pois garante uma sociedade mais equilibrada, mais sustentável, garantindo o desenvolvimento sem agredir o nosso meio ambiente”.

O projeto Agentes da Natureza Melhor Idade é uma ação promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Assistência e Habitação Social e Sesc.

Participaram do ato Secretários Municipais e Adjuntos, vereador Sidinei da Silva, o gerente do Fecomércio – RS/Sesc Bento Gonçalves, Jacques Fachineli, a coordenadora dos Grupos de Convivência da Terceira Idade da SEMHAS, Andreia Carla Antonini, o coordenador da Maturidade ativa do Sesc, Ismael Sebben, representante do 6º BCOM, sargento Zanatta, da Brigada Militar, Tenente Rodrigues e Sargento Mezadri, o presidente do COMDEMA, o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli e demais conselheiros, e o presidente da UACB, Pedro Vitor Rizzo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Prefeitura de Bento

Fotos: Jose Martim Estefanon