Bento alcança 111% de cobertura vacinal contra a poliomielite

Bento Gonçalves alcançou 111,41% de cobertura vacinal contra a poliomielite. O dado representa 5.468 crianças de 1 a 5 anos, bem acima da meta, que era de 95%. A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores, ou até mesmo à morte.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas. A vacinação é a única forma de prevenção. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

“Celebramos o dado conquistado por nossa cidade, não medimos esforços para que os pais, mesmo em um ano de pandemia pudessem vacinar seus filhos com toda segurança. O dado acima dos 100% de cobertura, representa um número maior de crianças ou que vieram de fora, ou que começaram a ser atendidas na rede pública”, destaca o Secretário adjunto de Saúde, Gilberto Junior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura