Banco de Materiais Ortopédicos é inaugurado oficialmente em Bento

Visando o bem-estar e a qualidade de vida para pessoas que sofrem de alguma enfermidade ou patologia, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), inaugurou oficialmente na tarde desta terça-feira, dia 5, o Banco de Materiais Ortopédicos.

O local conta com cadeiras de rodas adulto e infantil, cadeiras de banho, andadores, muletas, botas ortopédicas, bengalas, entre outros. Além disso, o espaço possui uma oficina para conserto dos materiais.

A inauguração oficial do espaço contou com a presença do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Eduardo Virissimo, secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, vereadores Edson Biasi e Jocelito Tonietto, presidente do COMUDEF, Bruno Garin Soares, demais secretários, o ex-prefeito Guilherme Pasin, do bispo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, Isidoro Francisco Fonseca da Cunha e entidades parceiras do projeto.

Na ocasião, a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a entrega simbólica de uma cadeira de rodas ao projeto, simbolizando as 50 cadeiras de rodas e 10 de banho doadas. Foi feita também a doação de duas cadeiras para a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF).

Localizado no Loteamento San Marino, na parte inferior do Centro de Convivência Infantil (CECI), na Rua Paolo Fenocchio, 16, o banco possui materiais ortopédicos, usados ou novos, que auxiliam no tratamento e na mobilidade de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência física.

O projeto para a realização do Banco Ortopédico foi aprovado no último ano pela Câmara de Vereadores. o presidente Pasqualotto destacou os benefícios da criação do espaço. “Foi um grande prazer e satisfação ter aprovado esse projeto. Quero parabenizar a Igreja pelas doações. E é com isso que a prefeitura tem trabalhado. Esses materiais certamente irão para os mais necessitados. E continuamos assim, fazendo o bem sem olhar a quem, plantando para depois colher”.

o secretário Viríssimo falou sobre a importância da execução do projeto. “Hoje tem mais de 100 pessoas de Bento ocupando algo que saiu do banco ortopédico, que era algo que a gente sonhava há bastante tempo. Esse é um espaço que fizemos com muito carinho, porque temos uma proposta gigantesca, que é de cuidar das pessoas. Essa é uma das nossas missões”.

Conforme o Prefeito Diogo Siqueira colocamos uma missão na Prefeitura, de que precisamos nos doar. Tenho certeza que todos que estão aqui vestem uma camisa e que temos que fazer a diferença. Quando fizemos uma ação dessas, sabemos que estamos mudando a vida de muitas pessoas”.

Ainda segundo Siqueira, “mais uma vez Bento é pioneira, criando o primeiro Banco Ortopédico da Serra Gaúcha. Longa vida ao nosso Banco de Materiais Ortopédicos de Bento Gonçalves”.

Os materiais são destinados exclusivamente a pacientes que residem em Bento Gonçalves e que sejam encaminhados pelo SUS. Eles devem procurar a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE) junto a SEDES. Após o final do tratamento, a pessoa que fez uso do material deve devolvê-lo nas condições em que o recebeu, para que seja emprestado a novos pacientes.

O projeto conta com a parceria do Rotary Club, do Lions Club, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), e tem como apoiadores Associação Anjos Unidos, Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias e a comunidade em geral.

Protocolo para empréstimos de materiais

  • Preencher o formulário do CAISPEDE (retirar diretamente na SEDES).
  • Entregar cópia de documento oficial com fotos do paciente e do responsável.
  • Entregar cópia do comprovante de endereço do paciente e do responsável (o paciente deve residir em Bento Gonçalves)
  • O empréstimo é gratuito, devendo ser devolvido em boas condições para que outra pessoa possa utilizá-lo.

CAISPEDE – Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Endereço: Rua 10 de Novembro, 190 – Sala 02

Telefone: 3055.7416

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

(KPJ)