Ato no Campus Bento do IFRS marca os 60 anos de trajetória

Ocorreu no sábado, 19 de outubro, uma intensa e variada programação para celebrar os 60 anos do campus Bento
Gonçalves. A programação foi dividida em uma série de eventos durante todo o sábado, os quais estão listados abaixo.

Inauguração da Galeria de Diretores
A primeira atividade da manhã foi a inauguração da Galeria de Diretores. Situada no hall do Bloco A, porta de entrada da instituição, a galeria foi inaugurada com a presença de ex-diretores ou familiares deles.

Na oportunidade a Diretora Geral do campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé, entregou um certificado aos antigos gestores da instituição, parabenizando o trabalho realizado para que hoje a instituição tenha o seu protagonismo junto ao município e região.

Lançamento do Brandy
Fruto do trabalho de diversos estudantes e servidores, o Brandy do campus foi lançado e iniciaram-se as vendas do produto. O enólogo da instituição, Bruno Cisilotto, falou sobre a bebida e quais são as características do produto. A Diretora de Administração do campus, Elisângela Batista Maciel, agradeceu aos profissionais envolvidos na elaboração do produto e aos que colaboraram para que pudesse ser feito o lançamento da bebida.

Abertura da Exposição de Arte
Arte inclusiva – organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (Aaplasg), carinhosamente representada pela professora aposentada Neiva Valenti Poletto, foi lançada uma exposição de arte com peças entalhadas, permitindo que os visitantes possam tatear e perceber a arte com as mãos.

A cerimônia oficial de comemoração dos 60 anos da instituição foi realizada no ginásio do campus. Conduziram a cerimônia o egresso do campus, formado em 1990, Odacir Toldi, e a Relações Públicas do IFRS, Raquel Selbach Machado Colombo. Estiveram no palco as seguintes autoridades:

Tomás Dias Sant’Ana – Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
Júlio Xandro Heck – Reitor do IFRS
Soeni Bellé – Diretora Geral do campus Bento Gonçalves
Vilmor Carbonera – Prefeito de Vila Flores e egresso do campus
Cláudia Schiedeck Soares de Souza – 1ª Reitora do IFRS e ex-diretora do campus
Tatiana Weber – Pró-reitora de Administração do IFRS
Eduardo Girotto – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS
Àureo Vandré Cardoso – Jornalista do campus e presidente da comissão organizadora dos 60 anos
Orlei Erenilton Pereira Soares – Representante dos egressos na comissão organizadora

Apresentação da síntese do documentário
Idealizado pelo jornalista Áureo Vandré Cardoso, com a colaboração de estudantes, foi apresentada uma síntese do documentário sobre os 60 anos da instituição. Durante a exibição a comunidade pode perceber a importância de se resgatar e registrar as informações sobre a construção da instituição.

Hino do campus e apresentações artísticas
Em 2009, no ano de comemoração dos 50 anos da instituição, o campus realizou o concurso que escolheu e oficializou o seu hino, intitulado “Campus Bento, saberemos te honrar!”, dos autores Adriano Noble Castilho e Guilherme Costa da Motta. O hino do campus foi apresentado na oportunidade pela estudante Érica Sauthier Audibert, acompanhada pelo coautor do hino, Adriano Noble Castilho.

Fonte: IFRS