Assinada referência para traumato-ortopedia de alta complexidade no Hospital de Farroupilha

Foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, nesta quarta-feira, dia 30, a assinatura da portaria Estadual de Custeio da Traumatologia de Alta Complexidade do Hospital São Carlos. A partir deste instante a estrutura passa a ser referência em traumatologia e ortopedia de alta complexidade para 34 municípios da região.

A articulação foi viabilizada sob liderança da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), através do presidente e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, com apoio da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), que teve como uma das primeiras ações a definição da pactuação entre Estado, Municípios e União, no dia 30 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura de Bento.

Houve a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, do prefeito de Bento, Guilherme Pasin, Secretários de Saúde, representantes da 5ª CRS (5ª Coordenadoria Regional de Saúde), demais prefeitos da área de abrangência da Amesne, Vereadores e dirigentes do Hospital.

Serão 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência para as regiões Vinhedos/Basalto e Uva e Vale. O montante de 140 mil reais de cada ente (Município, Estado e União) terá a proporção de habitantes como critério para distribuição e efetivação das cirurgias.

Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Fotos: João Paulo Kolassa / Rádio Difusora