Arte da 36ª Feira do Livro é apresentada para comissão organizadora

Ao todo, foram desenvolvidas vinte peças que representam as diversas formas de leituras em cenários diferentes para compor a identidade visual da Feira

A 36ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves está chegando colorida e multifacetada. No dia 4 de agosto, os estudantes do curso de Design, da UCS, Renan Malescyk e Thaís Alessi Macedo apresentaram a proposta dos materiais promocionais do evento para a comissão organizadora.

A peça principal, apresentada como modelo para o desenvolvimento dos demais materiais, é o cartaz. Escolhido pela sua importância iconográfica, histórica e cultural para a divulgação do evento, o conceito da peça foi desenvolvido a partir do tema da 36ª edição da Feira do Livro.

Com o slogan “Novos Tempos, Novas Leituras”, que reforça a importância das leituras nos tempos atuais, o conceito visual desta edição surge dos cartazes lambe-lambe. A técnica é amplamente utilizada pela arte urbana e reconhecida por ser um meio de apropriação e significação do espaço urbano. Segundo os estudantes, a escolha dos lambe-lambes deu-se pela necessidade de espalhar cores e alegria pela cidade, que se prepara para receber a tradicional e celebrada Feira do Livro.

Ao todo, foram desenvolvidas vinte peças que representam as diversas formas de leituras em cenários diferentes para compor a identidade visual da Feira e reforçar os objetivos do evento. Para a elaboração dos lambes, a dupla de estudantes escolheu retratar moradores de Bento Gonçalves em diversos momentos de leitura, interagindo com audiobooks, leitores digitais e o livro impresso.

A parceria entre a Feira do Livro de Bento Gonçalves e a Universidade de Caxias do Sul iniciou no ano de 2017, e conta com a orientação da professora Aline Fagundes. O projeto é desenvolvido por estudantes do Bacharelado em Design do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e faz parte do projeto de extensão Desalinha.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOM

(RM)