Após colapso no Tacchini, sete unidades de saúde serão temporariamente fechadas em Bento

Objetivo da ação é direcionar os profissionais que atuam nessas unidades para os atendimentos centralizados na UPA 24h, no bairro Botafogo

Depois do colapso no hospital Tacchini e a centralização dos atendimentos na UPA 24h, sete unidades de saúde estarão temporariamente fechadas a partir de segunda-feira, dia 8, em Bento Gonçalves.

Os locais terão apenas um profissional do setor administrativo para entrega ou retirada de exames, orientações e esclarecimentos de dúvidas.

As unidades que passam a atuar nessa modalidade são: Faria Lemos/ 15 da Graciema, Maria Goretti, São Pedro, Fenavinho/Cohab e Progresso. Os profissionais que atuam nessas unidades serão direcionados para os atendimentos na UPA, no bairro Botafogo.

A ação foi necessária em virtude da escalada de novos casos de Covid-19 e aumento no número de internações, que lotou a demanda de atendimento no Hospital Tacchini, passando os atendimentos SUS e conveniados para estrutura pública de saúde.

Outra providência será o cancelamento de consultas eletivas já marcadas. “Precisamos que as pessoas procurem o sistema de saúde somente em caso de emergência ou sintomas gripais. É uma medida necessária para que nossas estruturas de saúde tenham condições de atendimento nesse período de alerta da Covid-19. Precisamos da compreensão da população para que em breve possamos reabrir as unidades e normalizar atendimentos”, explica a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

A secretária e o prefeito estiveram na UPA neste domingo, reunidos com a coordenação médica e SAMU, alinhando o fluxo de atendimentos. “O fluxo foi reorganizado para que todo paciente SUS e conveniado seja atendido aqui na estrutura da UPA, precisamos do apoio de todos. Hoje nossa estrutura está com 23 pacientes internados, nossas equipes e equipamentos estão sobrecarregados, mas vamos fazer todos esforços para não deixar nenhum cidadão sem atendimento”, disse o prefeito.

Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora com informações da prefeitura

Foto: Divulgação