Alunos da EMEF Professor Ulysses Leonel de Gasperi são contemplados com oficinas de iniciação tecnológica

Por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, 16ª Coordenadoria de Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, alunos da EMEF Professor Ulysses Leonel de Gasperi são contemplados com oficinas de iniciação tecnológica como foco na Economia 4.0. A ação foi realizada através da Chamada Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Edital 3/2020.

As oficinas serão realizadas por meio de atividades de iniciação tecnológica baseadas em Internet das Coisas (IoT), programação de softwares e aplicativos usando as plataformas acessíveis Arduíno e Raspberry PI, a partir de situações-problemas do cotidiano, e tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências em estudantes de tal forma a capacitá-los para atender às demandas da sociedade e prepará-los para que possam atuar no cenário da Economia 4.0.

“A comunidade escolar da EMEF Professor Ulysses Leonel de Gasperi agradece imensamente a oportunidade ofertada aos nossos alunos para aprimorar conhecimentos básicos do mundo digital, bem como, sonhar com novas possibilidades. A Escola está permanentemente aberta para quem está disposto a oferecer um horizonte a cada um de nós”, destaca a diretora da escola professora Ana Paula Poletto.

“É muito gratificante constatar o quanto uma parceria pode abrir portas para adolescentes das escolas públicas. A escola precisa, mais do que nunca, ser um espaço democrático de construção de conhecimento e de desenvolvimento de novas habilidades e as possibilidades. A tecnologia com eles explorada, abriu inúmeras possibilidades de busca de novos conhecimentos”, salienta a Secretária de Educação Professora Adriane Zorzi.

As atividades são realizadas por bolsistas do Instituto Federal e supervisionadas pelo professor Sandro Neves Soares, coordenador do projeto. Também serão contemplados alunos da EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini, Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro e Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: SMED / Divulgação