Alceu Salvi Souto é o homenageado da Feira do Livro de Bento

Os sorrisos escondidos pelas máscaras, deram destaques para olhares emocionados durante o anúncio dos homenageados da 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O convite ao trio de homenageados foi realizado nesta sexta-feira, 02, no gabinete do Prefeito Guilherme Pasin.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares foi o responsável por anunciar os nomes. O primeiro homenageado da feira é o jornalista e escritor Alceu Salvi Souto. O comunicador chegou a Bento Gonçalves em 1945, aos nove anos. Tem cerca de 50 anos dedicados ao rádio bento-gonçalvense e é escritor de obras como “Uma História de 50 anos” e recentemente juntamente com Fabiano Mazzotti participou da obra “Um século alvi azul”, que conta a trajetória do Clube esportivo.

O jornalista aceitou o convite e deixou o homenageado do ano de 2018, como responsável por ser seu representante, e ainda brincou. “Se é para o bem de todos, aceito. Mas com uma condição, que o Fabiano seja meu representante nessa jornada, nesta Feira do Livro. Estarei presente através dele”, disse.

Neste ano também foram escolhidos homenageados para o tema e de projetos culturais.

Já que em 2020 a Biblioteca Pública Casto Alves comemora 80 anos de laços com a comunidade, foi escolhida como o tema da Feira. Representando esse mundo dos livros, a segunda homenageada é a bibliotecária Eunice Pigozzo, que trabalhou durante 30 anos na biblioteca, participando das edições da Feira do Livro. “Me emocionei, e aceito a convocação. Fico honrada, e seguirei levantando bandeiras para que a biblioteca siga sempre em evolução”, disse.

100% digital e com foco no incentivo à leitura, a 35ª Feira do Livro será transmitida pela plataforma Youtube e pela página oficial do Facebook da Feira do Livro. As atividades vão englobar shows musicais, bate-papo com escritores, oficinas, palestras, lançamento de livros e e-commerce.

O terceiro homenageado tem o objetivo de destacar os projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura. O escolhido para representar é o escritor, Rogério Rodrigues criador do projeto Contantes. “O projeto nasceu da necessidade de se estimular uma construção dialógica de novas vozes para a escrita a partir de conversas com amigos e pessoas ligadas a cultura no município que identificaram falta de cursos de formação literária na região. E minha necessidade como escritor iniciante de formação, de um ambiente de trocas com outros escritores também principiantes. Fico muito contente em poder representar os escritores”.

Para o Secretário Evandro a feira completa seu objetivo de reconhecer personalidades da nossa cidade. “Já é tradição esse reconhecimento pelos talentos da nossa terra, de pessoas que fazem a comunidade cultural da cidade. Neste ano não poderia ser diferente e liderando esse trio, temos Alceu Salvi Souto, uma figura singular de nossa cidade e ligado ao mundo da comunicação”.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que “os homenageados enaltecem as bandeiras do município, evidenciando a importância da cultura em suas mais variadas formas. Seja ela nas ondas do rádio, dentro de uma biblioteca ou com escritores iniciando no mundo da literatura. Parabéns, é um orgulho tê-los nesta edição tão importante”, destaca.

O gerente do SESC, parceiro da feira, Jaques Facchineli celebrou “a cidade que respira cultura, e sabe construir um trabalho com união e tão belas personalidades”, finaliza.

Participaram a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, a bibliotecária Paula Porto, presidente do Conselho deliberativo do Esportivo, Gilberto Durante e  homenageado da Feira do Livro em 2018, Fabiano Mazzotti.

As transmissões dos encontros com escritores vão ocorrer somente no Youtube, tendo como público-alvo as escolas, mas será aberto ao público em geral. Já as outras atividades vão ser no Facebook e no Youtube e são destinadas para público em geral.

A 35ª Feira do Livro é realizada através da Lei de Incentivo a Cultura, pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves e Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Apoio Vem Delivery, Hotel Vinocap e Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul. Patrocínio Sulgás – Viva com essa energia, Anderle Transportes, CAIXA, O Banco de todos os Brasileiros, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.    A programação oficial será divulgada nos próximos dias.

Acompanhe a programação nos canais:

35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves:  https://www.youtube.com/c/feiradolivrobentogoncalvesrs

https://www.facebook.com/feiradolivrobg

Cultura Bento 

https://www.youtube.com/channel/UCbll9-D40b0DmuBjpXbhkuQ

https://www.facebook.com/culturabentogoncalves

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: João Pedrassani