Acadêmica apresenta Curso de Capacitação para técnicos de açougues e fiambrerias em Bento

Na manhã desta terça-feira, 24, no Campus do IFRS, ocorreu a apresentação de proposta para uma capacitação para Profissionais Técnicos Responsáveis de Açougues e Fiambrerias Tipos AI e AII.

Na ocasião estiveram presentes a Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFRS, Professora Dra. Lúcia de Moraes Batista, Coordenador da Vigilância Sanitária, Rafael Vieira, e o Coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Cristiano Selbach, além de representantes de estabelecimentos do município.

Na oportunidade, a estagiária do Departamento de Vigilância Sanitária, aluna do curso de Tecnologia em Alimentos do IFRS, Júlia Gonzatti, sob orientação da professora e coordenadora do curso, Dra. Lúcia de Moraes Batista, apresentou os módulos da capacitação, bem como, carga horária e temas que serão abordados.

O objetivo é o desenvolvimento de um curso de capacitação para açougues e fiambrerias, em virtude das novas legislações da área. O curso, após análise e aprovação será oferecido gratuitamente pelo IFRS Campus Bento Gonçalves, em parceria com o Município de Bento Gonçalves, através do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura.

Em Bento Gonçalves existem cerca de 600 estabelecimentos que exercem atividades de açougue e/ou fiambreria. O público alvo serão os profissionais que trabalham nos segmentos de açougue e/ou fiambreria; profissionais que pretendem exercer a função de Técnico Responsável de Açougues e/ou Fiambrerias Tipo AI; proprietários ou gerentes de estabelecimentos que exerçam as atividades de açougues e/ou fiambrerias.

Durante os encontros serão abordadas as boas práticas, legislações e gestão de qualidade. A carga horária será de 20h, divididos nos seguintes temas:

Capítulo 1 – Legislação
Capítulo 2 – Profissionais Técnicos Responsáveis
Capítulo 3 – Segurança dos Alimentos
Capítulo 4 – Ambiente de Trabalho
Capítulo 5 – Etapas do Processamento
Capítulo 6 – Higienização
Capítulo 7 – Documentação