Academias do Sesc/RS oferecem atendimento para pessoas recuperadas da Covid-19

Treinamentos foram desenvolvidos para retomada de atividades físicas e restabelecimento do condicionamento e musculatura de quem passou pela doença

“A atividade física foi um divisor de águas na minha vida. Hoje me sinto mais disposto, com mais energia para encarar a rotina diária. A qualidade do meu sono melhorou significativamente e hoje vejo como são importantes os exercícios na nossa vida”. O depoimento é de Jonas Carvalho, 46 anos, recentemente recuperado da Covid-19. Ele segue trabalhando no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, na ala exclusiva de pacientes que lutam contra a doença, e treina na Academia Sesc Viamão.

Jonas é um dos gaúchos que está contando com o apoio das academias Sesc/RS para recuperar e fortalecer a musculatura, restabelecer o condicionamento cardiorrespiratório e as suas capacidades coordenativas. Em todo o estado, o Sesc/RS estão oferecendo treinamentos específicos e orientados, seguindo as recomendações de higienização, uso de máscara e distanciamento. Os atendimentos acontecem de forma coletiva, mas com treinos específicos, sendo que em algumas academias há ainda a opção de personal trainer, para o qual se pode consultar valores especiais.

“Eu vi a necessidade de iniciar uma atividade física após ser diagnosticado, pois fiquei muito debilitado no período da doença. Apesar de ter tido uma forma branda do vírus, com sintomas como dores articulares, tosse seca e diarreia. Após ser liberado para o trabalho, me inscrevi na academia iniciando Pilates. Nos primeiros dias, senti músculos que eu achava que nem tinha e, aos poucos, fui me sentindo tão bem que não via a hora de fazer de novo aquela atividade. Passados 30 dias, me matriculei na musculação, intercalando com o Pilates”, conta o técnico de Enfermagem.

O profissional de Educação Física Lucas Corrêa Camargo, do Sesc Viamão, reforça: “A prática regular de atividade física auxilia no restabelecimento da saúde e também no controle e prevenção de diversas doenças, sendo fundamental a retomada de exercícios orientados após a liberação médica”. O combate ao sedentarismo também é essencial para prevenir comorbidades associadas ao agravamento de quadros da Covid-19, como obesidade, diabetes e pressão alta, sendo portanto essencial para quem está preocupado em prevenir a doença e levar uma vida saudável.

Para mais informações sobre os atendimentos, o público em geral pode procurar a unidade Sesc mais próxima. O Sesc/RS conta com 47 academias em 43 municípios gaúchos e os endereços estão disponíveis em www.sesc-rs.com.br/esporte/academias.

 

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Foto: SESC/Divulgação