Abertas as inscrições para o Concurso do Espumante Brasileiro

O espumante brasileiro conquistou rapidamente seu espaço no mercado mundial. O reconhecimento foi tão acelerado que o produto ganhou um concurso exclusivo, tamanha é sua representatividade. Este ano, acontece a 12ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro nos dias 13 e 14 de outubro. Com a expectativa de atrair um número maior de amostras e vinícolas, se comparado a edição de 2019, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) abriu as inscrições nesta terça-feira, 14, através do site www.enologia.org.br.

O maior e mais representativo concurso de espumantes brasileiros quer superar os números da edição passado que foram de 376 espumantes de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). A evolução não vem sendo registrada apenas no número de inscrições, mas também na qualidade do produto. Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados na última edição atingiram notas superiores a 88 pontos. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos.

Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, o espumante brasileiro atraiu olhares no mundo todo, e depois de degustado foi aprovado. “Entramos para o mapa mundial da vitivinicultura com o espumante e hoje brindamos o reconhecimento também com os vinhos. Mas é justamente a nossa diversidade, versatilidade e refrescância que fazem com que o nosso espumante seja reverenciado”, destaca.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

 

Fonte: ConceitoCom Brasil
Foto: Jeferson Soldi / Divulgação

(RM)