Aberta chamada pública para implantação de Boas Práticas Agrícolas em propriedades vitícolas

Convênio de cooperação entre Senar-RS e Consevitis-RS tem como objetivo capacitar cerca de 150 produtores de uva para processamento na Serra Gaúcha

Até as 22h do dia 27 de setembro, está aberta a chamada pública para a seleção de empresas/entidades interessadas em atuar como empresas âncoras na execução do Programa Alimento Seguro – Uva para Processamento, módulo de Boas Práticas Agrícolas (BPA) ciclo de 2021-2022. O chamamento tem a intenção de organizar turmas de produtores de uva para capacitações. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Consevitis-RS (www.uvibraconsevitis-rs.com.br/).

O convênio de cooperação técnica entre Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) foi assinado no dia 11 de setembro, durante a Expointer.

Caberá ao Consevitis-RS realizar a gestão e organização das capacitações desde a mobilização das turmas, produção de materiais didáticos, capacitação e acompanhamento de consultores e mensuração de resultados. Já o Senar-RS será responsável por disponibilizar seus instrutores para a realização dos cursos e consultorias.

Instrutores habilitados do Senar-RS, no âmbito específico de BPA, realizarão cursos e consultorias para 150 produtores de uva da Serra Gaúcha e as ações têm previsão de encerramento em 30 de junho de 2022. Serão dedicadas 52 horas por produtor, entre curso de cinco encontros em pequenos grupos e consultoria com visitas dos consultores nas propriedades.

O programa aborda boas práticas para redução de riscos de contaminação de produto, do trabalhador e do meio ambiente, implantação de rastreabilidade uva e atendimento de requisitos de legislação.

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Consevitis
Foto: Dandy Marchetti/Ibravin / Reprodução Embrapa

(RM)

 

Rosângela Longhi

Assessora de imprensa Consevitis