No último sábado, 16, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz recebeu as atividades de integração para os professores do Ensino Infantil e Fundamental, promovidas pela Secretaria de Educação. O evento compreende as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Na ocasião, foram ministradas três oficinas: Contação de Histórias, com a professora Drª Marli Cristina Tasca Marangoni; Dança, música e teatro, com a professora Rosana Três; e Exploração de Espaços/Psicomotricidade, com o professor Dejair da Rosa Bento. Cerca de 130 educadores participaram do programa que tem como objetivo utilizar conhecimentos de outras áreas para o desenvolvimento humano integral do aluno. Dessa forma, aplica-se em sala de aula um ensino de caráter transdisciplinar.
“As oficinas fazem parte das teorias e estudos realizados no decorrer da formação do PNAIC, entender a criança em todo seu processo de desenvolvimento é respeitá-la na sua diversidade de compreensão na alfabetização. Todo professor de séries iniciais deve mediar o conhecimento deste pequeno ser. Como diz Antoine de Saint-Exupéry: ‘Você se torna eternamente responsável por quem cativas!’. Os professores cativam seus alunos através do encantamento de suas aulas”, ressalta Jacqueline Karkaba, supervisora pedagógica da EMTI São Roque.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor