Encerrou na noite deste domingo, 17, a ExpoBento 2018, com um público total de 209.342 visitantes durante os 11 dias feira. A 28ª edição do maior encontro multissetorial do país contabilizou 485 expositores, alocados em nove espaços temáticos, que ofertaram mais de 30 mil itens ao público.
Em entrevista coletiva neste noite de domingo, o diretor geral, Leocir Glowacki, destacou que a “ExpoBento 2018 atingiu as expectativas e cumpriu seu papel na condição de maior vitrine da Serra Gaúcha. A feira contribuiu, mais uma vez, para fomentar o desenvolvimento econômico da região. Ouvimos pelos corredores avaliações positivas por parte dos expositores de todos os espaços e isso não só nos alegra, mas, principalmente, motiva a continuar trabalhando pelo sucesso do evento”, disse.
Outra importante contribuição foi o incentivo ao empreendedorismo – com destaque para projetos como a agroindústria familiar, que teve mais de 60 expositores, microempreendedores contemplados com a oportunidade de vendas, divulgação e consolidação de seus negócios. “Da mesma forma, a ExpoBento colaborou na promoção da cultura, reunindo artistas locais, regionais e nacionais em mais de 70 apresentações. Foram shows, peças teatrais e espetáculos cênicos que ofereceram às pessoas lazer e diversão de forma acessível. Vimos muitas famílias desfrutando desses momentos, o que nos deixa muito felizes”, diz o diretor.
Dentre as apresentações na ExpoBento 2018 destaque para o Tholl, Demônios da Garoa, Nei Van Soria, Joca Martins, Rodrigo Soltton, entre outros. Uma das novidades deste ano foi que na compra do ingresso foi possível para o público conferir as atrações, sem a necessidade de adquirir um ticket em separado.
A promoção da feira é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) e para o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, “a ExpoBento faz bem para Bento Gonçalves. É um evento com quase 30 anos de tradição, que reforça nossa vocação empreendedora, gera negócios, empregos, benefícios econômicos e sociais para a comunidade. Em meio a um cenário tão nebuloso e turbulento que o país vive, é um exemplo do que o associativismo é capaz de conquistar”, avalia.
A ExpoBento já tem data confirmada para 2019. A 29ª edição ocorre de 6 a 16 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Além do diretor geral Leocir Glowacki, a diretoria atuou com o Diretor de Projetos, Gianfranco Belle; o Diretor de Eventos, Rogerio Capoani; o Diretor de Marketing, Juliano Frizzo; o Diretor Jurídico, Gabriel Luchesi; a Diretora Industrial, Letícia Zanesco; o Diretor de Serviços e Alimentação, Leonardo Boaro; a Diretora Financeira, Caroline Moras Basso e, na Comercialização, José Carlos Zortéa.
A Assessoria de Imprensa foi da Exata Comunicação.
Resultados animadores na agroindústria
O Mundo do Agronegócio sentiu os reflexos positivos da ExpoBento 2018. Foram 60 expositores no espaço. Desses, 40 tiveram o subsídio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR). Essa é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região. Os outros 20 foram apoiados pela Prefeitura de Bento Gonçalves.
Encontrar bons exemplos de rentabilidade da feira foi tarefa fácil nos corredores do espaço. A agroindústria Favo de Mel, de Marques de Souza, esteve pelo segundo ano consecutivo na ExpoBento. Segundo o representante da marca na Serra Gaúcha, Maurício Brandão, a expectativa se manteve e o espaço físico da feira ficou maior e melhor. Na mesma perspectiva, o Artezanato Fênix, de Caçapava do Sul, também está pelo segundo ano na ExpoBento e afirma a aposta assertiva em expor na maior feira multissetorial do país. “Nós trabalhamos com produtos de lã e couro e com a chegada do frio nossa venda aumentou”, comenta a proprietária, Marilu Teresinha dos Santos.
Mais de mil participantes no espaço ‘ExpoBento Na Mesa’
Incentivar o público a conhecer mais sobre a gastronomia regional e tudo o que envolve o setor: essa foi a grande contribuição do projeto ‘ExpoBento Na Mesa”. Estreante nessa edição, a iniciativa teve atrações para atender todos os públicos. As oficinas Kids e Teens do Senac-RS oportunizaram experiências únicas na cozinha para crianças de quatro a 14 anos. No total, foram cerca de 125 jovens participantes em oito oficinas ao longo da programação. Eles produziram bolos integrais, cookies, cupcakes e muitos outros quitutes.
Para o público adulto, renomados chefs de cozinha ministraram 10 aulas-show. Delas, participaram cerca de 400 pessoas. Além disso, 15 cursos de degustação com vinícolas da região serrana puderam aperfeiçoar o paladar de mais de 600 interessados em imergir no mundo do vinho. A iniciativa teve apoio da Cooperativa Santa Clara, Orquídea Alimentos e Italínea Móveis Planejados. A realização foi do Senac Gastronomia.
A Rádio Difusora cobriu a feira com informações diariamente na programação, além de boletins realizados ao vivo da feira, bem como a divulgação na internet.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação
Foto: Jéferson Soldi (capa)
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi