Garibaldi foi sede de um importante evento voltado ao planejamento do turismo. O 3º Congresso de COMTURs que ocorreu na quinta-feira, 14, foi realizado na CIC local e teve como foco de discussão a “inovação e criatividade na gestão pública do turismo”.
Promovido pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Conselheiros Municipais de Turismo e profissionais do setor turístico de diversas cidades do RS, inclusive representantes de instâncias turísticas de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná, integraram o congresso.
Na abertura do evento, o vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli, reforçou a importância de trabalhar o setor de forma conjunta. “O turismo precisa de soluções regionais”, definiu. Para o presidente da Atuaserra e presidente do Comtur de Garibaldi, César Nicolini, a necessidade é de um turismo sustentável. “Queremos que moradores e turistas se sintam bem em nossas cidades, evitando o turismo de massa”. Citou ainda a importância das cidades buscarem sua verdadeira identidade para oferecem produtos e experiências genuínas aos visitantes.
Após, as apresentações internacionais foram os grandes destaques do dia. O Dr. Douglas Pearce explicou, com o auxílio de um tradutor, como é realizada a gestão de destinos turísticos da Nova Zelândia, um país pequeno em território, mas que recebe um número expressivo de turistas. Já o peruano Dr. Federico Vignati abordou com simplicidade e simpatia a inovação e a criatividade no setor público, e ainda deixou questionamentos para reflexão: “será que realmente falta criatividade e inovação na gestão pública ou nos falta execução, foco na entrega?”. Além da experiência internacional, os professores Dra. Fábia Trentin; Dr. Vander Valduga; Dr. José Elmar Feger; Dr. Carlos Eduardo Silveira; Me. Rosi Fritz; e Esp. Gilberto Durante se apresentaram ao longo da quinta-feira.
Outro momento importante desta edição foram as homenagens prestadas a dois grandes incentivadores do turismo regional: Lourdes Fellini, uma das pioneiras no Estado a participar da criação dos Conselhos Municipais de Turismo da Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, e Tarcísio Michelon, empreendedor que acreditou e investiu no desenvolvimento do turismo, tanto no segmento hoteleiro, quanto no turismo rural.
Coube ao Secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi, realizar a fala de encerramento. “Agradecendo a todos que estiveram na Capital do Espumante durante este memorável congresso, que trouxe palestrantes renomados e experiências únicas aos congressistas”.
O 3º COMTURs teve o Patrocínio de Sicredi e apoio de: Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura; Câmara de Indústria, Comércio, Avicultura e Serviços – CIC de Garibaldi; Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi – Apeme; Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH; Roteiro 1ª Colônia da Imigração Italiana; Universidade Feevale; Instituto Federal do Rio Grande do Sul; Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – CNEC; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Federal Fluminense – UFF; VideoMakers; Enterprise; Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul – SEDACTEL.
O próximo congresso já está marcado para o dia 23 de maio de 2019 em Flores da Cunha.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor