A intenção de votos brancos e nulos nas eleições de outubro, aferida pela mais recente pesquisa do Datafolha, continua em patamares recordesOs diretores do Datafolha destacam que o único índice que cresceu no levantamento espontâneo reforça justamente a tese da crise de representação: os que dizem logo no início da entrevista que votarão nulo ou em branco. E hoje essa é a resposta imediata de cerca de um em cada quatro brasileiros (23%). Em janeiro deste ano, o índice era de apenas 8%. No cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), detido na Polícia Federal de Curitiba, é excluído da corrida presidencial, brancos e nulos superam os de Jair Bolsonaro (PSL).
O cientista político João Ignacio Pires Lucas acredita que o cenário mudará totalmente após a Copa do Mundo. “É importante frisar que o foco principal das eleições será durante a campanha eleitoral, que neste ano foi reduzida. Acredito que neste período candidaturas como de Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (REDE) e até mesmo de Ciro Gomes (PDT) ganharão mais força e dificilmente Bolsonaro se manterá neste patamar. A candidatura de Lula ser homologada ou não também é um fator decisivo neste contexto”.
Lucas destaca ainda que o número de votos brancos e nulos, considerando a atual situação do país, não é surpresa. “Há um descrédito da população com a Classe política, o que de certa forma influencia diretamente neste dado. Creio ser mais um fator de indignação do que de fato um dado consolidado”.
O cientista político esclarece ainda que votos nulos não anulam a eleição, como vem circulando em redes sociais. “Há um mito em que se acredita que o voto nulo e o branco podem anular uma eleição, bem como podem beneficiar, de alguma forma, um ou outro candidato, interferindo no Quociente Eleitoral e Partidário. Isso não acontece. Voto válido é aquele dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Apenas os votos válidos contam para a aferição do resultado de uma eleição. Se mais da metade do resultado for de votos brancos ou nulos, o pleito não será cancelado e a apuração será feita com base no restante dos votos, que são os votos válidos”, explica.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves