O Procon de Bento Gonçalves participou do evento, “O Mercado de Combustíveis em Pauta” juntamente com o Procon Caxias do Sul, o Procon RS, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul com o objetivo de esclarecer a população como ocorre à composição dos preços dos combustíveis, desde a sua produção até chegar ao tanque do consumidor, e debater possíveis melhorias quanto à tributação dos mesmos.
O evento contou com a presença dos Procons da Serra Gaúcha, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Serra Gaúcha (Sindipetro), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Sindicato das Empresas Distribuidoras, Comercializadoras e Revendedoras de Gases em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Singasul).
Procon somente pode atuar quando comprovadas práticas irregulares.
De acordo com a coordenadora do Procon, Karen Battaglia, “o mercado e preços de combustíveis é livre. As medidas de redução para o diesel provem da União, e somente vão durar 60 dias e o monitoramento adequado exige estabilidade de preços, o que não se tem nos últimos tempos”.
Não há no país um tabelamento de preços de combustíveis, e a fixação destes é diferente para cada estado, lembra ainda que o Estado do Rio Grande do Sul tem umas das maiores alíquotas do ICMS no caso 30%, fato pelo qual não chegará às bombas a diminuição de R$ 0,46, se o Estado não reduzir o preço de referência para calcular o ICMS.
Dicas aos consumidores
É importante que os consumidores exijam nota fiscal com discriminação completa, sem esquecer-se das fotos de cartazes e etiquetas. Com isso, o Procon, caso procurado, verificará se realmente o aumento é abusivo ou não. Confirmado o comportamento inadequado, situações de oportunismo de ocasião, o órgão aplicará punição.
Fonte: Prefeitura de Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves