O 9 de julho entrará definitivamente no calendário mundial como sendo o ‘Dia Olímpico’ de Bento Gonçalves. Nesta data, a partir das 7 da manhã, o município de 113 mil habitantes e conhecido como a Capital Nacional do Vinho será transformado em caminho da ‘Tocha Olímpica’ dos Jogos Rio 2016. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu 25 atletas que irão fazer o revezamento em cerca de duas horas, percorrendo 5100 metros pelos principais pontos do município. Uma entrevista coletiva realizada no final da tarde desta quinta, 23, apresentou parte do que está sendo planejado.
“Bento Gonçalves foi escolhida por ser um dos destinos indutores do turismo do Brasil, mas, sobretudo, pela força da nossa gente e o trabalho na construção dos vários aspectos culturais e econômicos do município”, resume o secretário de Turismo, Gilberto Durante.
SURPRESAS – Em cada um dos 14 pontos estratégicos em que a tocha passar, haverá um evento organizado por entidades da região, como CTGs, escolas, associações, hotéis, entre outros. As diversas secretarias municipais e entidades envolvidas na preparação projetam 30 mil pessoas em todo o percurso. Também são esperadas “surpresas em cada ponto”, como uma “nevasca” artificial e uma ‘ola’ de estouros de rolhas de espumante. Mesmo depois que a chama já estiver longe do município, uma série de atividades durante todo o dia servirão para confraternizar e comemorar a inclusão de Bento no calendário dos Jogos Rio 2016.
Um dia antes, uma equipe do Ministério do Turismo (MTur) estará no município para captar imagens e informações. Esse material será difundido internacionalmente, em propaganda institucional, para promove-lo durante e após os Jogos. Apenas 15 municípios do Brasil foram escolhidos pelo MTur para este fim.
O símbolo entrará no Rio Grande do Sul por Erechim, no dia 3 de julho. Passará por Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.
TRAJETO – Em Bento, a chama começará o percurso pela Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto, Treze de Maio e Via Del Vino. Ao final, na Estação da Maria Fumaça, localizada na Rua Duque de Caxias, bairro Cidade Alta, uma grande festa está sendo montada.
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Alves de Mesquita, lembra que em todas as ruas que a ‘Tocha Olímpica’ passar, haverá bloqueio do trânsito, inclusive para moradores. “Pedimos que a população se organize para o período das 5h30 às 10 manhã, quando haverá uma concentração grande de pessoas nos arredores do percurso”, salienta Mesquita. Serão 30 agentes da secretaria, além de voluntários e integrantes da Brigada Militar e da Polícia Civil envolvidos na segurança.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará com três ambulâncias nos locais e um helicóptero a disposição.
Não haverá investimento público municipal na passagem da ‘Tocha Olímpica’ por Bento Gonçalves. Patrocinadores oficiais e as entidades são os principais investidores na promoção e realização. “É claro que investimos nosso tempo e concentração para que tudo saia de acordo com o planejado. Mas dinheiro público do município em si, não houve”, explica Gilberto Durante.
A Chama Olímpica é um símbolo dos Jogos e representa a paz, a união e a amizade. O design da Tocha Rio 2016 reflete os elementos da brasilidade, como a diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.
O revezamento seguirá por cidades do Brasil até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, dia 5 de agosto. A Rio 2016 encerra dia 21 de agosto.
FOTO EM DESTAQUE DAS TOCHAS: COB/Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado