Instituição quer alertar e conscientizar os visitantes da feira sobre o aumento da incidência de câncer do intestino na região.
Durante os 11 dias de realização da Expobento 2018, o Tacchini Sistema de Saúde vai proporcionar aos visitantes um passeio por dentro do intestino humano, podendo conhecer as principais estruturas do órgão, bem como as doenças que podem afetá-lo, entre elas, o câncer. Além disso, será possibilitada a realização de até 7 mil exames preventivos à população que integra a base de referência de atendimento da Instituição. Idealizado pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) em parceria com o Instituto do Câncer, o projeto tem como lema ‘Juntos contra o câncer’.
“Pretendemos conscientizar a todos para a importância de exames preventivos, os quais podem evitar quase 100% dos casos de câncer de intestino”, explica a gerente do ITPS, Juliana Giacomazzi. “No Intestino Gigante, o visitante pode caminhar e visualizar exemplos das principais doenças bem como assistir um vídeo com informações à prevenção e diagnóstico”, relata.
“Através de dois projetos do ITPS (um em parceria com a Roche e outro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso), estamos disponibilizando, sem custos, a realização de exame preventivo do intestino para quem tem idade maior que 18 anos e apresenta sintomas da doença e que seja proveniente dos municípios de referência do Hospital Tacchini. E também para quem não tem sintomas algum, mas tem idade acima de 60 anos e seja de Bento Gonçalves”, anuncia a doutora Juliana Giacomazzi.
Câncer do Intestino – O câncer de intestino é o terceiro tumor mais frequente tanto em homens quanto em mulheres e ocorre mais frequentemente, depois dos 50 anos. O diretor do Instituto do Câncer, doutor Fernando Obst, relata que 6, em cada 10 pacientes, chegam ao Hospital Tacchini em estágio avançado, ou seja, a lesão não foi identificada precocemente. Há ainda dados que mostram que 15% dos pacientes diagnosticados com a doença na nossa instituição apresentam idade menor ou igual a 50 anos. “O lado positivo dessa situação é que a maioria das lesões tem crescimento lento, o que permite que possamos realizar exames de detecção da doença ainda na fase em que não se transformou em câncer”, afirma o médico.
O câncer de intestino, quando diagnosticado, muitas vezes apresenta lesões esparramadas que podem ultrapassar o limite do próprio intestino e se expandir para outros órgãos. Neste estágio, a doença já está instalada. Sinais que devem ser observados por quem não costuma realizar exames preventivos e que podem originar o câncer de intestino: intestino preso e diarreia; alteração da espessura das fezes; presença de sangue, muco e catarro junto às fezes; percepção de evacuação incompleta; desconforto abdominal; cólicas; emagrecimento; anemia ou fraqueza.
A estrutura inflável do Intestino Gigante vai ter 15 metros de extensão, 3 metros de altura e 3 metros de largura e ficará montada no pavilhão D do Parque de Eventos. Instalada próximao à área onde fica o Salão Automotivo, a atração tem patrocínio do Medical Center. Ao final do passeio, os visitantes serão convidados a participar destes projetos de responsabilidade social.
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS