Se estivesse viva, Dercy Gonçalves completaria nesta quinta-feira, dia 23, 109 anos. A atriz e humorista, batizada como Dolores Gonçalves da Costa, fugiu de casa aos 17 anos e iniciou sua arte na época do teatro rebolado e das chanchadas. Começou sua carreira cantando e após ter problemas com a voz, dedicou-se a arte de interpretar. Foi uma das primeiras contratadas da TV Globo e estrelou os dois primeiros programas de sucesso da emissora no horário nobre, desafiando os padrões da época e colocando em evidência a mulher como protagonista nas telas.
Irreverente e utilizando-se de uma linguagem muitas vezes vulgar, com muitos palavrões, Dercy Gonçalves chamou atenção dos expectadores. Caiu nas graças do povo pelos que a referenciavam e, mesmo aqueles que não aprovavam seu estilo, acompanhavam a mulher de personalidade forte e sem “papas na língua”.
Questionada pela forma de se expressar Dercy disse em uma entrevista “Não falo palavrão só falo as coisas como elas são”. A personalidade forte, os momentos de glória, o estilo luxuoso e exagerado e, a mulher Dercy, foram temas que ajudaram a compor o enredo da Unidos da Viradouro escola de samba do Rio de Janeiro que homenageou a atriz, que aos 84 anos desfilou com os seios a mostra. Em 2004, foi destaque do Salgueiro, evidenciando assim seu espirito livre e sua maneira de ver o mundo através da magia que faz com que o ator deixe de si e para compor um personagem.
Dercy morreu em 2008, aos 101 anos de uma vida marcada por desafios, lutas, polêmicas e conquistas. O seu legado foi mostrar às mulheres que elas podiam muito mais que gerar filhos e cuidar da casa, elas podiam, podem e devem ser livres.
Confira a música “Jura” gravada em 1957, na voz de Dercy Gonçalves:
Essa a homenagem do Departamento Cultural da Difusora à atriz e humorista Dercy Gonçalves no dia em que se celebra seu 109 aniversário de nascimento.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves