Gabinete de crise apresenta ações durante a redução do abastecimento em Bento

Dentro das articulações do Gabinete de Crise, criado para avaliar os desdobramentos decorrentes da paralisação geral, a Prefeitura de Bento Gonçalves abriu à imprensa a reunião desta terça-feira, dia 28, que contou com representantes de diversos setores do município.

Na reunião foram deliberados algumas ações para que todos os serviços públicos essenciais sigam sendo garantidos à população durante a crise no abastecimento de combustíveis. Foram debatidas questões de saúde pública, segurança, saneamento, transporte coletivo, educação, entre outros.

A reunião definiu a suspensão das aulas de rede pública municipal nos dias 29 e 30, retornando somente na próxima segunda-feira, dia 4. No encontro foi comunicado de suspensão de processos licitatórios.

Também foi anunciado o deslocamento de dois caminhões tanque, com cerca de 60 mil litros de combustíveis, sendo 15 mil de gasolina, 5 mil de etanol e 10 de diesel, que serão destinados às necessidades do município, entre ambulâncias, viaturas e outros serviços. Além disso mais 30 mil litros de diesel serão destinados às duas empresas de transporte coletivo, empresa Bento e Santo Antônio.

Participaram da reunião ainda prefeito, vice, secretários de diversas pastas, representantes do exército, Bombeiros, Sindicatos, entre outros.

Serviços: 

Combustível: 15 mil litros de gasolina, 5 mil litros de etanol e 10 mil litros de diesel para viaturas prestadoras de serviços essenciais, como saúde e segurança, além de 30 mil litros de diesel para o transporte coletivo urbano.

Saúde: Atendimento mantido em todas as Unidades de Saúde, com contingenciamento nas vigilâncias (sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador, ambiental).

Hospital Tacchini: Suspendeu a realização de coletas de materiais e exames laboratoriais desde sábado, 26, em consequência ao movimento de paralisação dos caminhoneiros. O Hospital também solicita que a população só procure atendimento em caso de extrema urgência até a normalização das atividades.

Educação: Aulas da Rede Municipal estão suspensas nesta terça, 29, e quarta, 30. Devido ao feriado (31 de maio) e ao Ponto Facultativo (1º de junho), a expectativa é da retomada na segunda-feira, 4, caso a situação se normalize.

Meio Ambiente: Coleta de lixo não sofreu alterações, no entanto, recomenda-se que a população colabore com a redução do resíduo.

Trânsito: Agentes do Departamento Municipal de Trânsito têm circulação restrita a ocorrências emergenciais.

error: Conteúdo Protegido