Após a assinatura do convênio, às 19h desta quinta-feira (24/05), haverá painel gratuito sobre “Agroecologia e desenvolvimento” com agricultores e especialistas no assunto
A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) lançam, às 19h desta quinta-feira (24/05), na sede da instituição, o projeto “Espaço Formativo na Perspectiva Ecológica”. A proposta foi encaminhada pela Escola e aceita pela Fundação, através da agência do BB de Garibaldi, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da agricultura ecológica e sustentável.
Nesta quinta-feira, ocorre a assinatura do convênio para a viabilidade do projeto, que possibilitará à EFASERRA a aquisição de acervo bibliográfico e de equipamentos para laboratórios e área experimental. A instituição de ensino é defensora da agroecologia porque oferece uma produção sustentável que ajuda a garantir a longevidade e a fertilidade do solo, manutenção dos recursos naturais e desenvolvimento social.
No caso da Fundação Banco do Brasil, é apoiadora de projetos sociais voltados ao desenvolvimento sustentável, à inclusão socioeducativa e à reaplicação de tecnologia social. O convênio será assinado pelo gerente-geral da agência do Banco do Brasil de Garibaldi, Alessandro Dirceu Nantal, e pelo presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha ( AEFASERRA), Alceu Dalle Molle.
Depois da solenidade de assinatura, haverá o painel “Agroecologia e desenvolvimento”, sob a mediação da monitora da Escola, Heloísa Camello.
Serão palestrantes do encontro: Leandro Venturini, coordenador do Centro Ecológico, com o tema “Panorama da agroecologia no Brasil e na região”; Andrea Basso, médica e uma das coordenadoras da Feira Ecológica de Caxias do Sul, e Marco Gottinari, agricultor e músico, com o tema “Feira Ecológica: valorização da alimentação e sustentabilidade”; e Jorge Luis Mariani, presidente da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) e vice-presidente da AEFASERRA, que abordará sobre “Agroecologia e o papel da EFASERRA”.
Também integram o grupo de palestrantes Gabriel Zanotto, egresso da EAFSERRA, produtor ecológico e acadêmico de Agronomia, que tratará a respeito da “Produção ecológica e o engajamento do jovem no movimento da agroecologia”; e Gabriela Comerlatto, estagiária do Curso Técnico em Agropecuária da EFASERRA e produtora ecológica, discorrendo sobre “A mulher como protagonista da propriedade”.
O painel tem entrada franca e é aberto a toda a comunidade. A EFASERRA fica localizada na Estrada do Imigrante, 575, São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul.
Mais informações: pelos fones (54) 3028.8522 | (54) 99619.5495 | (54) 3013.4499.
A Escola – A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha é voltada principalmente a filhos e filhas de agricultores. É uma escola comunitária de educação do campo, fundada por uma associação de agricultores e que tem como objetivo promover a formação integral de seus filhos e filhas, e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos, além de formar uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente.
A instituição mantém o Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio e desenvolve atividades relacionadas à realidade dos estudantes, aliando a teoria à prática, buscando apresentar alternativas para a permanência dos jovens no campo com qualificação, desenvolvimento do meio e geração de renda.
Em 2018, estão matriculados na EFASERRA 82 estudantes, sendo 11 em estágio. Os jovens são dos seguintes municípios: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Picada Café, Nova Pádua, São Francisco de Paula, São Marcos e Vale Real.
Fonte: Assessoria de Imprensa / EFASERRA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor