Na tarde desta segunda-feira, 21, o prefeito Guilherme Pasin recebeu em seu gabinete, Secretários Municipais, funcionários públicos e imprensa para apresentação e ato de assinatura do Projeto de Lei, que institui o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, cria o Fundo e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, que será encaminhado à Câmara de Vereadores.
O projeto visa organizar e instituir o Sistema, propondo uma legislação mais eficaz, atualizada e condizente com a realidade. A partir desta reformulação, o sistema estará alinhado com a legislação vigente ao nível de Estado e Federação, passando a dispor de maior efetividade e representatividade no Município, o que segundo o documento, fortalece as medidas de proteção e defesa do consumidor, funcionando em conformidade com as expectativas da população de Bento Gonçalves.
“Nossa missão será principalmente, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, desenvolvendo atividades nas mais diversas áreas de atuação, como educação para o consumo; recebimento e processamento de reclamações; orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos; fiscalização do mercado consumidor; acompanhamento e propositura de ações judiciais, além de pesquisas qualitativas e quantitativas na área de defesa do consumidor”, afirma a coordenadora do Procon, Karen Izidro Battaglia.
O procurador-geral em Exercício, Gustavo Schramm, ressalta que, “os mais de 20 mil atendimentos realizados pelo Procon demonstram a importância do órgão local na defesa do consumidor. Acreditamos que este projeto, se aprovado, se tornará uma verdadeira lei da cidadania, uma vez que protege o cidadão num dos momentos mais básicos da vida contemporânea, que é a realização de sua necessidade de consumir”.
Caso aprovado o Projeto na Câmara de Vereadores, será instituído o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o qual já faz parte da legislação de outros Procons Municipais. Com isso, permitirá que o Procon de Bento receba verbas de programas estaduais e federais, podendo assim promover suas atribuições na defesa e proteção do consumidor.
“Com o Sistema de Defesa do Consumidor em nosso Município, teremos uma legislação mais eficaz e atualizada. Assino esse projeto com a convicção de que o serviço oferecido pelo Procon, que já é referência Estadual, oferecerá ainda mais qualidade para o consumidor”, afirma o prefeito Guilherme Pasin.
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa