Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (PMDB), aprovou nesta terça-feira (21) parecer favorável do deputado Elton Weber (PSB) a projeto de resolução da Comissão de Ética Parlamentar que declara a perda de mandato do deputado Mário Jardel (PSD). O projeto segue agora para apreciação pelo plenário da Casa.
Foi discutida, durante a reunião, a possibilidade de o advogado do parlamentar se pronunciar. No entanto, os deputados entenderam que já havia sido assegurado amplo direito à defesa e que o processo seguiu todos os preceitos do Código de Ética Parlamentar, cabendo à Comissão de Constituição e Justiça examinar o tema somente quanto à sua juridicidade, legalidade e constitucionalidade.
Em novembro do ano passado, o Ministério Público deflagrou a Operação Gol Contra, após uma denúncia de um dos assessores de Jardel. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no apartamento do parlamentar, em Porto Alegre. Gravações e escutas telefônicas ajudaram a comprovar o esquema.
Em dezembro, o corregedor-geral da Assembleia, deputado Marlon Santos (PDT), recomendou a cassação do mandato de Jardel. No relatório apresentado na Comissão de Ética, o pedetista apontou indícios de irregularidades já apuradas pelo MP, como a nomeação de servidores para a obtenção de vantagens, o envolvimento com traficantes, o que configura quebra de decoro parlamentar, e fraudes em diárias.
Fonte: Assembleia Legislativa do RS com informações do G1
Primeira Estação Móvel de Envasamento de Vinhos do RS é apresentada na Expointer
Painel RS em Dados apresenta soluções para apoiar atração de investimentos no Rio Grande do Sul
Em Sessão Solene no Legislativo, Sicredi Serrana Bento Gonçalves recebe Portaria de Louvor e Agradecimento