Na noite de terça-feira, 15, ocorreu nas dependências do Museu do Imigrante, a abertura oficial da Semana de Museus no município. Com a temática “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o evento contou com a vernissage da exposição do fotógrafo bento-gonçalvense Oly Pavoni e com o lançamento do informativo mensal em Talian, “Incorà Cuà”, editado pelo escritor e cineasta Fernando Zanella Menegatti em colaboração com o Circolo Trentino di Bento Gonçalves.
A proposta do informativo é aproximar a cultura do Norte da Itália com a Serra Gaúcha. Dessa forma, o periódico irá ampliar aspectos da colonização italiana. “Parece que a nossa etnia foi forjada dentro dos navios que trouxeram os primeiros imigrantes. Mas vai muito além desse deslocamento. Por meio do Incorà Cuà vamos expandir as histórias em todos os seus aspectos como histórico, antropológico, sociológico”, ressalta Meneghatti.
A museóloga Deise Formolo ressaltou a diversidade da programação, “é necessário conhecer os processos culturais pelos quais a História de um povo, de uma civilização tem. Dessa forma, com a proposta do tema do Ibram, criamos uma programação que abarque as dimensões simbólicas da região”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel, “estou muito feliz de estar aqui e presenciar ações que valorizem a cultura italiana que faça com que as gerações conheçam e valorizem a história de nossos antepassados”.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou que “nesta 16ª Semana de Museus, o Museu do Imigrante visou trabalhar a transmissão de saberes. Por isso, é preciso multiplicar os mecanismos de difusão que assegure a promoção e o reconhecimento de práticas materiais e imateriais da cultura italiana”.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel, do secretário de Meio Ambiente e da secretária-adjunta, Claudiomiro Laurindo Dias e Bárbara Zanatta, da secretária-adjunta de Juventude, Esporte e Lazer, Patrícia Dal Mass, do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Leandro Magnaguano, do presidente da Associação Amigos do Museu, Sandro Giordani, e do Reitor substituto do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, professor José Eli Santos dos Santos.
Programação
15/05 a 29/06 – Exposição “Oly Pavoni: Memórias de Bento Gonçalves”
A trajetória profissional do fotógrafo bento-gonçalvense Oly Pavoni contada através de objetos e fotografias pessoais. Com uma parceria entre a família do fotógrafo e Museu do Imigrante, elaborou-se uma expografia que apresenta outros vieses sobre as visualidades de Bento Gonçalves.
Período de visitação: 15/05 a 29/06
Local: Museu do Imigrante
De terça a sábado – manhã das 8h30 às 11h30. Tarde das 13h30 às 17h30
Visitação gratuita. Agendamento de grupos com mais de 25 pessoas pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br
18/05 – Noite no Museu – 17h
Trata-se de um evento cujo objetivo é integrar o Museu na dinâmica de Bento Gonçalves, criando um espaço de promoção econômica autônoma e regional, bem como de valorização das memórias da cidade, tendo como foco ampliação dos identitários entre os cidadãos e o Museu. Uma noite para celebrar histórias em ritmo de festa!
Horário: 17h às 23h
Atividades: Feira no pátio do Museu com diversos expositores contando com venda de produto artesanais dos mais variados segmentos; Atrações musicais; Gastronomia típica; Food Trucks
19/05 – Café com Memória, às 9h30, na Fundação Cada das Artes
Será um café com debates sobre o tema Jornais e Jornalistas de Bento Gonçalves.
Jornalistas Henrique Alfredo Caprara (Jornal Semanário) e Itacyr Giacomello
Serviço
O que: 16ª Semana de Museus – MUSEU DO IMIGRANTE
Quando: 14 a 20 de maio
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada franca
Informações: (54) 3451.1773, com Deise Formolo
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Museu do Imigrante
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor