Marcando a passagem de seu quadragésimo aniversário de fundação, associação confirma mais uma edição do seu mais importante seminário técnico, em Bento Gonçalves
No ano em que celebra o marco de 40 anos de história, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos confirma a realização de seu principal seminário técnico. A quarta edição do Congresso Estadual da AEARV ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, tendo como mote a reflexão acerca dos contornos, bases, inovações e, sobretudo, ideais que norteiam a atuação da entidade e o exercício das profissões que representa.
A programação ocorrerá na Fundação Casa Das Artes, com ciclo de explanações reunindo uma expressiva nominata de palestrantes dispostos a contribuir com a qualificação da categoria. “Nosso quarto Congresso vem consolidado pelo sucesso das três primeiras edições. O desafio é manter o alto nível do encontro, trazendo temas e palestras relevantes que realmente contribuam com o exercício das atividades dos profissionais”, planeja a coordenadora do Congresso em 2018, Gicele Netto.
Para esta edição especial, a organização investe em apresentações mais aprofundadas, dissecando com mais tempo e propriedade os assuntos tratados e oportunizando mais interação entre palestrantes e público. Ao confirmar a realização do encontro em 2018, a entidade revisa seu ideal de não apenas valorizar e representar a classe, mas principalmente ajudar a sociedade a construir uma nova visão do trabalho da categoria. “Exercemos com autonomia nosso papel representativo, convidando os profissionais a buscarem qualificação, atualização e reflexão sobre o papel da arquitetura e da engenharia na sociedade”, diz o presidente da AEARV, o engenheiro civil Diego Panazzolo.
Atenção aos temas atuais e futuros
Nas três primeiras edições, o Congresso Estadual da AEARV valorizou temáticas condizentes com as urgências impostas pela necessidade de uma vida mais conectada à sustentabilidade, a cidades mais humanas, a moradias mais verdes e a espaços urbanos mais abertos.
No ano passado, o tema escolhido foi Coletividade, reunindo nomes como dos arquitetos Marcelo Ferraz e Edson Matsuo e dos engenheiros Marcus Daniel e Luiz Carlos Pinto Silva Filho. Conceitos de Urbanidade: Cidades para Pessoas foram o mote no congresso de 2016, quando participaram relevantes nomes internacionais como o arquiteto Ricardo Montezuma, um dos responsáveis pela execução do plano de mobilidade urbana de Bogotá, na Colômbia, e Grégory Bousquet, do premiado escritório Triptyque Architecture.
Na primeira edição, em 2015, a escolha recaiu sobre Ideias Sustentáveis: Reflexão e Consciência, reunindo um time com nomes como Tarcísio de Paula Pinto, Roberto Teitelroit e Allan Lopes.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Arquivo Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves