O Projeto Maio Vermelho 2018, de prevenção e combate ao câncer de boca, possibilita o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais para orientar a população em relação aos fatores de risco e ao desenvolvimento da doença e também para fortalecer seu conhecimento no diagnóstico precoce. Várias ações de orientação para a população e oportunidades de exames preventivos estão programadas até o dia 31 de maio, quando é celebrado o Dia Estadual de Combate contra o Câncer Bucal.
Este projeto é organizado pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO), pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), pela Faculdade de Odontologia da UFRGS e pela Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e engaja cada vez mais municípios gaúchos nesta ação de saúde pública.
As ações do Projeto Maio Vermelho 2018 iniciaram no último dia 24 de abril, com o seminário “Câncer bucal: desafios na construção da linha de cuidado”, realizado no Anfiteatro Carlos Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O evento teve a participação de cerca de 250 profissionais de diversas áreas da saúde. O seminário foi aberto pelo coordenador do CECO/RS, Irno Pretto, do Sistema Uniodonto, que ressaltou a importância da integração de todos os profissionais envolvidos.
O tabagismo é um dos principais fatores que causam o câncer de boca. Os números do Câncer Bucal foram apresentados pela coordenadora do projeto, Juliana Romanini, que destacou a permanência dos elevados índices de mortalidade em função do diagnóstico tardio. A possibilidade de diagnóstico ou telediagnóstico nos estágios iniciais da doença são fatores que podem alterar esses índices.
Também foi destacada a importância do cirurgião-dentista no preparo e cuidados necessários durante o tratamento oncológico, a integração de profissionais de diferentes especialidades e a qualidade de vida dos pacientes. O Projeto Maio Vermelho se propõe a ser um fórum permanente na Luta contra o Câncer Bucal.
Fonte: Sistema Ocergs-Sescoop/RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves